O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania abre as inscrições para a Oficina de Linguagem Simples, que será ofertada nesta segunda-feira (3), em Brasília (DF), no auditório Ana Paula Crosara, do Edifício Parque Cidade, das 10h00 ao 12h00. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube @mdhcbrasil.
O evento é direcionado a servidores e colaboradores do MDHC e dos demais ministérios do Poder Executivo Federal, especialmente pessoas envolvidas com a comunicação institucional. A oficina também estará disponível para toda a sociedade por meio das redes sociais.
Serão palestrantes a jornalista Patrícia Almeida, cocriadora do Eu Me Protejo – educação inclusiva para prevenção contra a violência na infância, um exemplo de Linguagem Simples na prática, e a coordenadora do Guia Simples Assim – comunique com todo mundo; a bacharel em comunicação visual, designer social e ativista queer, Cecilia Quental; e a graduada em fotografia, ativista e fotógrafa da SNDPD/MDHC, Jéssica Mendes de Figueiredo.
Para a realização das inscrições para a oficina, o formulário está disponível neste link https://forms.office.com/r/8nLTynd7rF
Saiba mais
A Linguagem Simples é uma técnica que reúne orientações sobre redação, estrutura, desenho e validação de textos, com o intuito de tornar a informação acessível a pessoas com dificuldade de compreensão de leitura. Apesar de ser um direito à comunicação garantido pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a prática ainda é pouco difundida no mundo como recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual e só nos últimos anos tem ganhado espaço no Brasil.
O Design Simples também consegue transmitir uma mensagem de forma clara e eficiente, sem excesso de elementos ou distrações. Um design simples pode ser aplicado a diferentes tipos de mídias, como cartazes, logotipos, sites e aplicativos. Alguns princípios que podem ajudar a criar um design simples são organização, espaços, legibilidade e imagens.