Estados brasileiros e o Distrito Federal são responsáveis por emitir – através das Secretarias de Segurança Pública, o RG, ou seja, documentos de identificação com diferentes especificações.
No estado de SP, por exemplo, o Poupatempo é o órgão onde a pessoa com deficiência deve solicitar a 2ª via do RG e solicitar ao seu médico que preencha um modelo específico de laudo, com as devidas informações e CID – Classificação Internacional de Doenças – só será incluído, no máximo, 4 CIDs no RG, condicionadas à CID10.
É obrigatório o Atestado Médico – original, preenchido, assinado e carimbado por seu médico antes do atendimento
Clique aqui para acessar o MODELO DE ATESTADO MÉDICO.
Antes de ir ao Poupatempo, agende o atendimento pelo portal do Poupatempo, pelo aplicativo Poupatempo Digital, pelos telefones 0300-8471998 (para telefone fixo do interior e do litoral de São Paulo) ou (11) 4135-9700 ou pelo WhatsApp (11) 95220-2974.
Com isso, é importante que as pessoas consultem o órgão emissor do RG em seu estado para acompanhar as diferentes exigências e critérios adotados.
Certificado da Pessoa com Deficiência do Governo Federal
- O que é? Serviço para emitir o documento usado para comprovação da deficiência. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.
- Quem pode utilizar este serviço? Pessoas que já recebem o Benefício de Prestação Continuada à Pessoa com Deficiência – BPC ou Aposentadoria da Pessoa com Deficiência; e tiveram a deficiência reconhecida na última avaliação conjunta concluída, desde que realizada há no máximo dois anos, mesmo que o Benefício de Prestação Continuada da Pessoa com Deficiência tenha sido indeferido/negado.
- Pedir o serviço
- Entre no Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “certificado da pessoa”;
- Clique no serviço desejado.
Quanto tempo leva?
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Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.