fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Feminella faz abertura de formação para conselheiros estaduais dos direitos das pessoas com deficiência

Feminella faz abertura de formação para conselheiros estaduais dos direitos das pessoas com deficiência

Gestores estaduais de conselhos locais dos direitos das pessoas com deficiência tiveram a oportunidade, nesta segunda-feira (17), de participar de capacitação direcionada aos presidentes e vice-presidentes dos colegiados.

A abertura foi ministrada pela secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, no Auditório Ana Paula Crosara, na sede do setor vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

“Precisamos promover os direitos das pessoas com deficiência, para equiparar os direitos, para que a gente não seja preterido em relação às outras pessoas. Não há como fazer democracia, sem superar as questões sociais em torno das pessoas com deficiência. Quando a gente supera o capacitismo, quando a gente constrói políticas públicas em todos os ciclos das vidas, a gente tem uma sociedade melhor”, afirmou Feminella.

Além da titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a mesa de abertura contou com integrantes da pasta, como a chefe de gabinete substituta Izana Aparecida Barbosa Figueira e o vice-presidente do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, Décio Gomes Santiago.

Em seguida, houve a posse da Diretoria do Fórum Brasileiro de Conselho Estaduais e do Distrito Federal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FORBRACE).

Atividades

Durante o dia, os participantes puderam conferir a palestra “Controle Social, Funcionamento dos Conselhos e Papel dos Conselheiros”, ministrada por Clóvis Henrique Leite de Souza. Depois, foi ministrada a palestra por Raul de Paiva Santos com o tema “Discussão sobre Diversidade e Interseccionalidade da Pessoa com Deficiência e demais segmentos sociais”.

Após o intervalo do almoço, foram contemplados com mais duas palestras: “Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”, ministrada por Roberto Coelho Pires; e “Plano Plurianual e Temas Transversais”, concedida por Danyel Iório de Lima.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

IMAGEM/CRÉDITO: Ao lado do vice-presidente do Conade, Décio Gomes Santiago, a secretária Feminella ressalta importância da equidade de direitos das pessoas com deficiência para superação do capacitismo (Foto: SNDPD/MDHC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *