Gestores estaduais de conselhos locais dos direitos das pessoas com deficiência tiveram a oportunidade, nesta segunda-feira (17), de participar de capacitação direcionada aos presidentes e vice-presidentes dos colegiados.
A abertura foi ministrada pela secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, no Auditório Ana Paula Crosara, na sede do setor vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
“Precisamos promover os direitos das pessoas com deficiência, para equiparar os direitos, para que a gente não seja preterido em relação às outras pessoas. Não há como fazer democracia, sem superar as questões sociais em torno das pessoas com deficiência. Quando a gente supera o capacitismo, quando a gente constrói políticas públicas em todos os ciclos das vidas, a gente tem uma sociedade melhor”, afirmou Feminella.
Além da titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a mesa de abertura contou com integrantes da pasta, como a chefe de gabinete substituta Izana Aparecida Barbosa Figueira e o vice-presidente do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, Décio Gomes Santiago.
Em seguida, houve a posse da Diretoria do Fórum Brasileiro de Conselho Estaduais e do Distrito Federal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FORBRACE).
Atividades
Durante o dia, os participantes puderam conferir a palestra “Controle Social, Funcionamento dos Conselhos e Papel dos Conselheiros”, ministrada por Clóvis Henrique Leite de Souza. Depois, foi ministrada a palestra por Raul de Paiva Santos com o tema “Discussão sobre Diversidade e Interseccionalidade da Pessoa com Deficiência e demais segmentos sociais”.
Após o intervalo do almoço, foram contemplados com mais duas palestras: “Planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”, ministrada por Roberto Coelho Pires; e “Plano Plurianual e Temas Transversais”, concedida por Danyel Iório de Lima.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC
IMAGEM/CRÉDITO: Ao lado do vice-presidente do Conade, Décio Gomes Santiago, a secretária Feminella ressalta importância da equidade de direitos das pessoas com deficiência para superação do capacitismo (Foto: SNDPD/MDHC)