** Por Elaine Castelo Branco
O tema do Dia Mundial da Audição desse ano de 2022, definido pela Organização Mundial da Saúde foi “To hear for life, listen with care”, que em tradução livre para o português significa “Para ouvir para toda a vida, escute com cuidado” .
Anualmente, a OMS , promove o Dia Mundial da Audição no dia 03 de março, com objetivo de conscientizar sobre a deficiência auditiva, além de promover a audição e cuidados auditivos em nível comunitário e nacional em todo o mundo.
Segundo a OMS, há 1,5 bilhão de pessoas com algum grau de perda auditiva hoje no planeta e mais de 1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a música alta e outros sons recreativos.
Em 2021, a OMS publicou o Relatório Mundial sobre Audição (em inglês) – documento que representa um apelo global à ação para lidar com a perda auditiva e doenças do ouvido ao longo da vida.
Dentre as recomendações da Organização mundial de Saúde -OMS , merece destaque , que a boa audição e comunicação são importantes em todas as fases da vida e que a perda auditiva (e as doenças auditivas relacionadas) pode ser evitada por meio de ações preventivas como: proteção contra sons altos; boas práticas de cuidado do ouvido e imunização.
Conscientize-se que a perda auditiva e doenças auditivas relacionadas pode ser tratada quando identificada em tempo hábil, com os cuidados apropriados e pessoas com risco de perda auditiva devem verificar sua audição regularmente.
Recomenda-se que mulheres possam tomar a vacina contra a rubéola antes da adolescência para que durante a gravidez estejam protegidas contra a doença, eis que a mesma , assim como a toxoplasmose quando contraídas durante a gestação podem provocar surdez nas crianças.
A OMS lançou o novo padrão para combater a crescente ameaça de perda auditiva.
O padrão global para audição segura em locais e eventos destaca seis recomendações de implementação para garantir que locais e eventos limitem o risco de perda auditiva para seus clientes, preservando o som de alta qualidade e uma experiência auditiva agradável.
As recomendações são:
Nível sonoro máximo de 100 decibéis
Monitoramento e registro de níveis de som usando equipamento calibrado por pessoal designado
Otimizar acústica do local e os sistemas de som para garantir uma qualidade de som agradável e uma audição segura
Disponibilizar proteção auditiva individual para o público, incluindo instruções de uso
Acesso a zonas de silêncio para as pessoas descansarem os ouvidos e diminuírem o risco de danos auditivos
Formação e informação para os trabalhadores
O novo padrão foi desenvolvido sob a iniciativa Make Listening Safe, da OMS, que busca melhorar as práticas de escuta, especialmente entre os jovens, com base nas evidências mais recentes e consultas com várias partes interessadas, incluindo especialistas da Organização, governos, indústria, consumidores e sociedade civil.
A Perda auditiva devido a sons altos é permanente, mas pode ser evitada .
Cuide-se . previna-se .
Ouça com cuidado para ouvir para a vida toda .
Fontes:
– World Health Organization
– Organização Pan-Americana de Saúde
- * OPINIÃO reflete apenas e somente o ponto de vista do autor. A reprodução é autorizada, desde que, devidamente citada a fonte.
** ELAINE Carvalho Castelo Branco é Promotora de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência – MP/PA
Bacharel ainda em Teologia e Filosofia e mestrado em ciência da Religião. Professora, Palestrante e voluntária de Lions Clubes Internacional. A autora e também uma pessoa com deficiência auditiva