Na quinta-feira ,13, no Rio de Janeiro, o Coritiba recebeu o troféu de “Melhor Ação Social ou Sustentável” no Prêmio Confut, realizado pela Confut Sudamericana 2023, evento mais relevante acerca da indústria do futebol na América do Sul. O clube foi premiado pela criação do Camarote de Acomodação Sensorial, no Couto Pereira, voltado para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Pioneiro na construção deste espaço no futebol brasileiro, o Coxa planejou o local – inaugurado em novembro de 2022 – pensando em barreiras invisíveis existentes nos estádios convencionais, como hipersensibilidade sensorial, fogos de artifício e iluminação. Construído em parceria com o Instituto ICO, o Camarote de Acomodação Sensorial possui a capacidade máxima de 10 pessoas por partida, sendo cinco pessoas autistas e cinco acompanhantes.
Rodrigo Florenzano, gerente de relacionamento com o mercado do Coritiba e responsável pelo projeto, celebrou a conquista do prêmio. “É muito gratificante ser reconhecido por uma das principais premiações da indústria no continente neste tipo de pauta. Nosso compromisso é manter ao máximo a inclusão de todos no estádio e ser um projeto de longo prazo para os torcedores e sócios do clube”.
Em relação a outros estádios, o camarote conta com diferenças na estrutura do espaço, nas condições acústica e térmica e iluminação favorável para o bem-estar da pessoa autista. O tratamento sonoro da sala faz com que o barulho do estádio possa ser praticamente zero porém regulável, além de a iluminação ser personalizada por conta do uso da luz indireta, buscando proporcionar maior conforto visual.
“Pensamos em cada detalhe da estrutura para que fosse um espaço adequado para a pessoa autista, tudo feito do zero, como a preparação da acústica do ambiente. Além disso, criamos uma ante-sala de preparação para um eventual problema, montamos banheiro PCD, decoração, tudo para entregar a melhor experiência ao torcedor”, completa Florenzano.
Para utilizar o espaço, é necessário fazer uma reserva através do Instituto ICO, pelo telefone (41) 99214-2002, além de apresentar os documentos necessários, sendo eles: carteirinha de sócio coxa-branca e acompanhante ou ingresso Setor Evangelino da Costa Neves (meia-entrada); laudo que ateste o TEA ou CIPTEA de identificação da pessoa autista; documentos do acompanhante e do torcedor autista; e envio de Termo de Ciência e Responsabilidade assinado. O prazo de reserva é de 48 horas antes do jogo mediante disponibilidade e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição.
Sobre o Coxa + Autismo
Em abril de 2022, o Coritiba celebrou o mês com diversas ações embasadas no “Dia da Conscientização do Autismo”. Entre elas estava a construção do pioneiro Camarote de Acomodação Sensorial, no Couto Pereira, em parceria com o Instituto ICO.
A primeira ação foi a customização das camisas dos atletas que disputaram a final do Campeonato Paranaense 2022. Após a partida, essas camisas foram leiloadas e o dinheiro arrecadado foi destinado para a construção do Camarote no Alto da Glória.
A partir do início das obras, em sete meses o Camarote foi então inaugurado, em novembro de 2022, no Couto Pereira.