Oito atletas da Seleção Brasileira feminina de goalball estão concentradas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a segunda-feira, 31, para a última semana de treinamento antes dos Jogos Mundiais da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, da sigla em inglês), que acontecem em Birmingham, na Inglaterra, de 18 a 27 de agosto. As atividades no CT seguem até esse domingo, 6.
O campeonato oferece uma das vagas vaga os Jogos Paralímpicos de Paris, para a equipe campeã. A outra possibilidade de classificação disponível para o Brasil é vencer os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.
“Como estamos próximos da competição, estamos fazendo grande volume de coletivo e também exercícios de visualização da competição, definido estratégias para enfrentar cada uma das equipes que vamos pegar na competição”, disse Gabriel Goulart, técnico da Seleção.
“O time está bem, muito redondinho. Temos que buscar esse ouro, principalmente para consagrar o goalball feminino, que está fazendo um bom trabalho há muito tempo”, completou.
A jogadora Ana Gabriely Assunção disse que a equipe chega à competição na Inglaterra com muita confiança. “Estamos muito empolgadas, tentando fazer todo o possível para chegarmos preparados no psicológico, no físico e no conjunto, cada uma doando o que tem de melhor”, afirmou.
Ana Carolina Duarte, que retornou à Seleção após dois anos, disse que o investimento para apoiar a equipe com o objetivo de ter o melhor resultado possível aumenta as chances de sucesso. “A gente tem tido muito investimento da nossa confederação [a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, a CBDV], temos recebido apoio para nos reunirmos e treinar e também na parte física, nutricional e cognitiva, para estarmos prontas para dar o melhor nesse campeonato”, explicou.
O Brasil enfrentará na fase de grupos da competição as seleções de Estados Unidos e Canadá, duas prováveis adversárias no Parapan, além de Dinamarca, Ucrânia, Finlândia e Alemanha.
A equipe venceu em junho o Torneio Internacional da França, com vitória na final sobre a Coreia do Sul, atual vice-campeã Mundial. As atletas também conquistaram uma medalha de bronze na Malmo Cup, disputada na Suécia, com vitória sobre as norte-americanas na disputa do terceiro lugar, em maio.
Patrocínios
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
CRÉDITO/IMAGEM: Ana Carolina Duarte realiza arremesso durante treino de goalball no CT | Foto: Alessandra Cabral / CPB