Desde março de 2023, a ONG Coletivo Inclusão realiza oficinas semanais de teatro e capoeira para mais de 120 alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paranaguá, no Paraná. A iniciativa acontece por meio de aportes, como o realizado pela empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) à companhia de consultoria Valor com Propósito, responsável por conectar empresas a projetos sociais.
“O terminal tem o compromisso de participar da construção de um futuro mais inclusivo para toda a comunidade de Paranaguá. Apoiar ações que levam atividades esportivas e culturais para os alunos atendidos pela APAE, é uma das formas de alcançarmos este objetivo”, destaca a gerente de comunicação, marketing e assuntos administrativos, Patrícia Cobra.
Nas oficinas de teatro, os alunos aprendem técnicas de relaxamento, concentração, expressão vocal e corporal, interação em grupo, improvisação, roteiro e interpretação de texto, confecção e produção teatral e a valorização da cultura. Já nas oficinas de capoeira, os alunos têm contato com uma expressão cultural brasileira, que combina artes marciais, música, acrobacias e dança. Os exercícios requerem força e flexibilidade corporal, bem como desenvolvimento motor e cognitivo.
“As atividades estão ajudando no desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima das crianças, reduzindo o estresse e a ansiedade. É perceptível a felicidade delas em participar das oficinas e isso ajuda muito no seu desenvolvimento social e na parte pedagógica”, explicou a pedagoga da APAE de Paranaguá, Kathia dos Santos Martins.
Em visita técnica realizada no mês de julho, a equipe do Coletivo Inclusão avaliou que o projeto está gerando a inclusão social e cultural de pessoas com deficiência e de suas famílias. Também foi dado início ao planejamento de uma Mostra Cultural, que deve acontecer no dia 16 de novembro, no Teatro Rachel Costa. Gratuito e aberto à comunidade, o evento torna os alunos atendidos pelo projeto em protagonistas das apresentações culturais.
25 anos promovendo impacto socioambiental em Paranaguá e região
Desde o ano de fundação, em 1998, a TCP já beneficiou mais de 40 projetos sociais por meio de Leis de Incentivo Fiscal, que destinam parte do imposto para organizações sociais. Os programas contemplados atendem principalmente crianças, adolescentes e idosos; além de iniciativas voltadas à saúde, esportes, educação e cultura.