Será lançada na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta sexta-feira (25) a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, com mesas que debaterão o tema em perspectivas diversas e com especialistas e ativistas em suas respectivas áreas de atuação.
Coordenada pela deputada Andréa Werner (PSB), atual presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesp, “a Frente tem como o objetivo criar espaços de debate e demandas para a criação de projetos de lei, além de articulação interna com o Governo do Estado, recebimento de denúncias e fiscalização de legislações que já tratam do tema no estado de São Paulo. A saúde mental nos últimos quatro anos se tornou uma prioridade para toda a população; além disso, ansiedade e depressão foram listadas como fontes de preocupação para 49% dos brasileiros, em 2022, segundo uma pesquisa publicada pela IPSOS”, destaca a parlamentar
Para Werner, “com a pandemia de Covid-19, a crise econômica dos últimos anos – que trouxeram um grande peso às famílias brasileiras, com alto desemprego, insegurança alimentar e a morte de amigos, filhos, pais e colegas –, e, somado a esse cenário, as pessoas com deficiência, suas famílias e cuidadores – que persistentemente se veem sem acesso a serviços essenciais de psiquiatria e psicologia pela rede pública em casos urgentes –, consideramos essencial a Alesp contar com uma Frente que se comprometa com o tema da saúde mental”.
Frente “ampla” de deputados
A nova Frente foi aprovada com a assinatura de 47 deputados – de diferentes partidos políticos.
O evento de lançamento vai contar também com a coordenação do deputado Dr Elton (PSC), membro da Comissão de Saúde da Casa. O evento na Alesp acontece no Auditório Paulo Kobayashi, das 13h às 17h, e debaterá saúde mental sob as seguintes perspectivas:
▪️ O impacto da crise econômica, sobretudo em pessoas em situação de rua e insegurança alimentar, e medidas para acolhê-las.
Participantes:
Carmen Lúcia Albuquerque de Santana (psiquiatra e professora da FMUSP)
Cris Lopes (psicóloga sanitarista e pesquisadora do Instituto de Saúde da SES/SP)
▪️ Pessoas com deficiência, famílias e cuidadores: o impacto do estigma e da exclusão, suporte a famílias e acesso a diagnósticos e tratamento.
Participantes:
Amanda Ramalho (ativista autista e autora do canal “Amanda no Espectro”)
Fábio Sousa (ativista autista e TDAH – Tio Faso)
Camila Tápia (membro do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de SP)
▪️ Mulheres na política: assédios e outras violências a que mulheres estão submetidas em posições de poder no exercício de cargos eletivos.
Participantes:
deputada estadual Andrea Werner (PSB)
vereadora Talita Barbosa (PSB)
Os painéis terão a duração de 45 minutos. O objetivo é que cada um deles sirva de insumo para a produção de ao menos um projeto de lei com foco nas populações afetadas no estado de São Paulo.