O Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que há 25 anos forma jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos – acaba de lançar seu Relatório Anual GRI 2022 . A publicação mostra que, apesar do cenário macroeconômico do país e do desemprego que atinge ainda mais os jovens, o IOS formou 1.945 alunos e colaborou com a inclusão de 1.264 alunos formados no mercado de trabalho no ano passado, por meio do Núcleo IOS de Oportunidades.
Com a diminuição da renda familiar e o poder de consumo dos brasileiros, o indicador que mede o impacto da renda de alunos do IOS quando empregados sobre a renda total de suas famílias, aumentou em 2022, chegando a 63%. Nos anos anteriores, esse índice era de 48% em média.
Além desses resultados, o IOS também promoveu bolsa de estudo para o ingresso de 22 dos seus alunos formados no Ensino Superior, por meio do “Programa “IOS + Futuro”, que articula parcerias com universidades para dar aos alunos acesso ao ensino superior. O programa teve início em 2018 e já colaborou com o ingresso de 166 jovens formados no IOS no ensino superior.
No ano passado, o IOS completou 25 anos, totalizando 43.172 alunos e alunas formados. Desse total, cerca de 70% conseguiram seu primeiro emprego com apoio da ONG, que oferece os cursos nos estados de SP, MG, RJ, RS, PE e PR para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, além dos novos cursos nas áreas de Comunicação e Cultura. Segundo os dados do IOS, as capacitações impactaram pelo menos 100 mil pessoas, sejam familiares ou cuidadores desses jovens que buscam o seu protagonismo na sociedade.
Criado com a missão de oferecer formação profissional gratuita e apoio à empregabilidade de jovens – especialmente das periferias – e pessoas com deficiência, o IOS foi fundado pela TOTVS, sua principal mantenedora, e conta ainda com a parceria de mais de 300 empresas.
Os cursos do IOS são gratuitos e incluem conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Além disso, também incluem na grade curricular conceitos e práticas sobre vivência corporativa, que ensina os alunos a elaborarem e-mails, apresentações e participar de reuniões. Além dos cursos, o Instituto promove atividades para enriquecer a bagagem cultural e social dos alunos.
Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Núcleo IOS de Oportunidades, que busca durante três anos após a formação do aluno, vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição.
“Em 2022 completamos 25 anos de história construída com um único objetivo de garantir a inclusão produtiva de jovens talentos por meio da formação gratuita e de qualidade. Buscamos proporcionar um ambiente seguro e que tem como objetivo provocar senso crítico tanto nos estudantes quanto nos participantes e parceiros. Somos comprometidos com a transparência e mantemos uma robusta estrutura de governança, responsável por garantir a sustentabilidade da organização. Para os próximos anos, queremos continuar trabalhando em conjunto pelo propósito de despertar o potencial de vidas e a consciência cidadã entre os jovens que atendemos, suas famílias e comunidades impactadas pelo nosso trabalho”, declara a superintendente do IOS Kelly Lopes.
Sobre o IOS
Há mais de 25 anos comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Está entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking TheDotGood e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 43 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a BASF, Brasilprev, BRQ, CTG, IBM, Instituto Center Norte, Mercado Livre, 99 App, Clear Corretora, entre outras.
Mais informações: site do IOS – https://ios.org.br/
IMAGEM/CRÉDITO:
Alunos do IOS | Foto: Rodrigo Rodrigues |