fbpx
  • seg. nov 25th, 2024

Instituto Jô Clemente (IJC) e Unifesp lançam o Observatório da Deficiência Intelectual

Instituto Jô Clemente (IJC) e Unifesp lançam o Observatório da Deficiência Intelectual

O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional no tratamento das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lança em 20 de setembro, o Observatório da Deficiência Intelectual. 

Considerado um importante marco para o público atendido pelo Instituto, a iniciativa do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) do IJC tem como objetivo coletar informações, gerar interlocução com acadêmicos, gestores e a sociedade civil, além de acompanhar serviços e agendas que resultem na promoção da saúde e inclusão social.

De acordo com a Dra. Gabriela Arantes Wagner, supervisora e coordenadora do projeto, o Observatório da Deficiência Intelectual deverá informar a população sobre a importância das políticas de saúde pública. “Além disso, o projeto tem o papel de monitorar as informações com credibilidade, com o objetivo de aprimorar políticas de saúde, planejamento estratégico e tomada de decisão baseada em evidências”, destaca Wagner, que é professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp.

A pesquisadora, que tem uma filha com síndrome de Down, ressalta ainda que com o novo centro será possível gerar evidências de qualidade sobre o contexto da pessoa com deficiência intelectual no Estado de São Paulo. “Com isso, será possível, enfim, auxiliar os gestores públicos e instituições de pesquisa na condução de informações de qualidade, as quais poderão ser medidas em longo prazo”, completa.

O evento de lançamento do Observatório será realizado na sede do Instituto, a partir das 8h30 e irá abordar temas como a “Informação em saúde para deficiência intelectual”, “Políticas para pessoas com deficiência intelectual para o Estado de São Paulo” e “Informações para tomada de decisão”.

A apresentação sobre a importância do novo centro de monitoramento será conduzida pela pesquisadora responsável, Dra. Gabriela Arantes Wagner, e terá como palestrantes convidados: Luana Talita Diniz Ferreira (Hospital Samaritano), Samara Kielmann (Hospital Alemão Oswaldo Cruz), Carmela Maggiuzzu Grindler (Secretaria de Estado da Saúde de SP), Silvia Grecco (Secretaria do Município de SP da Pessoa com Deficiência), Andrea Alencar Oliveira (Secretaria do Município de São Caetano do Sul da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), Luanda Chaves Botelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Leandro Dall Ollio (Tribunal de Contas do Estado de SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *