O Diário PcD – www.diariopcd.com.br, um grupo de mídias sociais com produção de conteúdo sobre e para pessoas com deficiência transmitiu na tarde deste domingo, 17, em seu canal no YouTube a transmissão AO VIVO da primeira partida das finais da Copa do Brasil, entre Flamengo 0 e São Paulo 1, com gol do atacante Calleri, aos 46 minutos do primeiro tempo.
A transmissão foi pioneira, por oferecer Intérpretes de Libras durante toda a transmissão. Ana Paula Navarrete e Leandro Zíngaro se revezaram por quase 3 (três) horas de transmissão ininterrupta.
As audiodescrições da partida aconteceram em função da participação de Guilherme Kalel, jornalista e com deficiência visual. Durante a partida o Diário PcD descreveu tudo o que ocorria no estádio do Maracanã, buscando levar a Acessibilidade para as pessoas com deficiência. Já Diego Oliveira do Canal Flamengo Nouvel, também com deficiência visual, trouxe os detalhes e como ele acompanhou a partida direto das arquibancadas no Rio de Janeiro.
A jornada esportiva com Acessibilidade foi comandada pelo locutor esportivo André Rey, que levou a emoção do futebol com a Inclusão para as pessoas com deficiência
Na direção técnica, José Beleza e Rollan Paiva ofereceram qualidade na transmissão com os melhores equipamentos que são utilizados em eventos esportivos.
Algumas transmissões do futebol profissional já foram realizadas no Brasil, mas utilizaram intérpretes através de IA – Inteligência Artificial, diferente do que foi oferecido pelo Diário PcD.
Outro fato diferenciado na tarde do domingo foi a presença de torcedores com deficiência física como comentaristas. Claudia Araújo (flamenguista) e Renato Saletti (são-paulino) torceram e comentaram toda a partida
Outra oportunidade de inclusão oferecida pelo Diário PcD foi a participação de torcidas da inclusão: Rôsangela Barbosa integrante da Sou Tricolor Autista e Marcos Felipe Leal membro da Autistas Rubro-Negros, participaram dos comentários e da emoção de torcer pelos dois finalistas.
Torcedores – e com deficiência – de outros times também participaram da primeira final: Raphael Pinho (tricolor das laranjeiras), Geraldo Nogueira (vascaíno), André Naves (palmeirense), Fábio Azevedo (santista) e Marcos Antônio (corinthiano) participaram com os comentários sobre os jogos e a rivalidade sadia proporcionada pelo futebol.
Para o jornalista Abrão Dib, editor do Diário PcD “a proposta foi apresentar a competitividade do futebol com uma transmissão com toda Acessibilidade. As transmissões permanecerão no canal do Diário PcD no YouTube para que – talvez, outros canais de comunicação possam refletir sobre como oferecer o esporte com Acessibilidade para todas as pessoas com deficiência. Ainda temos muito o que oferecer para fazer – de fato, a Inclusão, mas precisamos iniciar esse processo. O Diário PcD mostrou que isso pode acontecer, mas depende do compromisso de cada veículo de comunicação”.
No próximo domingo, 24, a partir das 15h30 a equipe do Diário PcD volta a ‘campo’, com a transmissão da decisão. Um empate garante o título para o São Paulo. Só a vitória pode dar o título para o Flamengo, com mais de um gol de diferença.
“Não importa o resultado da Copa do Brasil. Para nós, principalmente com o apoio de todo o segmento, e de empresas com responsabilidade social, tivemos a oportunidade de levar essa transmissão pioneira para todo o Brasil”, afirmou o editor do Diário PcD.
As transmissões contam com o incentivo de:
Alta VW – Com a tradição de seus 57 anos, o Grupo Alta tem na confiança de seus clientes, as bases do seu crescimento – Vendas Corporativas PcD – Agende seu Best Drive com equipe especializada pelo WhatsApp (11) 9.4897-0010 – www.altavw.com.br
Alta VW – Com a tradição de seus 57 anos, o Grupo Alta tem na confiança de seus clientes, as bases do seu crescimento – Vendas Corporativas PcD – Agende seu Best Drive com equipe especializada pelo WhatsApp (11) 9.4897-0010 – www.altavw.com.br
Confira a transmissão: