fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024
OPINIÃO: Setembro Azul. * Por Dra. Flaviane Reis
  • * Por Dra. Flaviane Reis

SETEMBRO, mês que marca a lembrança das pessoas surdas, de suas lutas e conquistas. Alia-se uma bandeira da comunidade surda que demonstra a cor azul/turquesa que representa o símbolo de “Humanidade e a Terra, amarelo simboliza uma mente iluminada, luz, vida e convivência, é isso que simboliza a comunidade surda em todo o mundo e está presente no laço que representa o conceito de SER SURDO. Com as datas das nossas comemorações marcadas no mês de setembro azul:  

23/09 – Comemoração pelo dia Internacional das Línguas de Sinais, quando ocorrerão atividades em todo o mundo, com o objetivo de valorizar o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando da marca deixada na história dos surdos com a proibição ás línguas de sinais imposta pelo congresso de Milão de 1880.

26/09 – Dia Nacional do Surdo, data reconhecida pela Lei 11.976/2008 e escolhida em homenagem à fundação da primeira escola de surdos do Brasil (INES), quando diversas atividades sociais e políticas serão realizadas em todo o país, na defesa dos direitos dos surdos.

30/09 – Dia Internacional do Surdo, data reconhecida pela Federação Mundial de Surdos (WFD) e Dia do Tradutor/Intérprete.

Setembro 2023 pelo WFD (World Federation of the Deaf) estão divulgando o tema: Um mundo onde pessoas surdas em todos os lugares possam sinalizar em qualquer lugar!

É importante mostrar a nossa visão da comunidade surda de um mundo onde as pessoas surdas em qualquer lugar. Um mundo onde as pessoas surdas são vistas como uma parte humana natural, e as línguas de sinais de cada país são celebradas e utilizadas em todo o lado como parte da sociedade nacional. A comunidade surda apela os governos para que tomem medidas para garantir que pelo menos 50% das crianças e jovens surdas conheçam as suas línguas de sinais no espaço linguístico como na Educação Bilíngue de surdos que é um passo para a construção de sociedade nas quais as pessoas surdas em todo o mundo possam sinalizar em qualquer lugar.

No, entretanto, as pessoas surdas estão por toda parte do Brasil e representadas em todos os grupos brasileiros, culturais, linguísticos e étnicos. É uma grande força da nossa comunidade surda!

  • Dra. Flaviane Reis é Diretora Política Educacional e Linguística – Feneis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *