Subcomissão de Direitos das Pessoas com Doenças Raras visitará Instituto Jô Clemente

A Subcomissão de Direitos das Pessoas com Doenças Raras (CASRaras) realizou Audiência Pública no Senado Federal para discutir e jogar luz sobre o atraso da implementação do Programa Nacional de Triagem Neonatal. A segunda etapa dessa avaliação sobre a ampliação do Teste do Pezinho, será a visita ao Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) em São Paulo. A visita, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, será realizada pela presidente e vice-presidente da CASRaras, as senadoras Mara Gabrilli e Damares Alves, que também convidaram técnicos do Ministério da Saúde para as acompanharem.
 

A senadora Mara Gabrilli é uma das autoras do Projeto de Lei (PL 3681/2021) que amplia o Teste do Pezinho. O texto modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069, de 1990) para incluir no rol doenças como distrofias musculares e outras enfermidades neuromusculares. O texto aguarda análise da Câmara dos Deputados.
 

O Instituto Jô Clemente é referência nacional no tratamento das pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O Teste do Pezinho é um exame de triagem neonatal que possibilita o diagnóstico de doenças genéticas, metabólicas, imunológicas e infecciosas, por meio da análise de gotas de sangue colhidas do calcanhar do bebê e absorvidas por um papel filtro. Essas doenças, se não tratadas adequadamente e em tempo oportuno, podem causar prejuízos irreversíveis para a vida da criança, podendo levar ao desenvolvimento de deficiências graves e, nos casos mais graves, ao óbito.
 

Diligência ao Instituto Jô Clemente

Data: 2 de outubro

Horário: 10h30 às 12h30

Endereço: Rua Loefgren, 2109, Vila Clementino, São Paulo

 Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore