Como ajudar uma pessoa idosa a usar o celular com segurança?

Como ajudar uma pessoa idosa a usar o celular com segurança?

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a capacidade de navegar na internet, avaliar conteúdos na rede e utilizar aplicativos se tornou fundamental para o exercício pleno da cidadania. O curso online Educação Digital Tec+ busca atender a essa crescente necessidade, tendo sido especialmente pensado para o público alfabetizado acima dos 60 anos de idade.

O objetivo geral da ação educacional é capacitar os alunos em habilidades básicas de uso de equipamentos de informática, especialmente smartphones, de maneira que possam utilizá-los em sua vida cotidiana da forma mais autônoma possível, proporcionando novas oportunidades sociais, econômicas e culturais.

O que as pessoas vão aprender

Ao final da capacitação, espera-se que a pessoa seja capaz de:

  • Compreender o conceito de etiqueta digital, quando e onde aplicá-la;
  • Entender para que servem e como funcionam as ferramentas de busca, e-mail, armazenamento e conferência online;
  • Conhecer os principais apps de mobilidade e saber como criar e gerenciar contas em cada um deles;
  • Conhecer as principais redes sociais, assim como criar e gerenciar contas em cada uma delas;
  • Identificar as propagandas/anúncios e os possíveis golpes nas redes sociais;
  • Conhecer e acessar os serviços públicos gratuitos, cada vez mais digitais;
  • Conhecer e acessar serviços bancários online com segurança;
  • Entender o que são fake news e como identificá-las;
  • Entender os conceitos de privacidade e proteção de dados;
  • Entender o que é biometria e identificação facial;
  • Criar assinatura digital e senhas seguras.

Pré-requisito

Para realizar este curso, é importante dispor de um smartphone, computador ou notebook com conexão à internet para o acompanhamento das videoaulas. Em alguns casos, pode ser interessante o apoio de uma pessoa um pouco mais experiente no assunto para demostrar como navegar no ambiente, orientar a realização dos exercícios e conferir o progresso do aluno.

Gratuito e online

O curso completo está disponível em uma trilha de videoaulas no canal do Serpro no Youtube e no ambiente virtual Serpro Educa. No Serpro Educa, o aluno poderá, mais do que acompanhar o curso, também fazer testes de aprendizagem e obter certificado de participação. Basta acessar o ambiente e assistir as aulas no tempo que definir e quantas vezes quiser.

Nesta página você vai encontrar todos os detalhes do curso, incluindo ficha técnica e a grade completa de conteúdo. Comece agora mesmo e compartilhe com amigos e familiares.

Público 60+

O curso de Educação Digital Tec+ foi inicialmente pensado para atender idosas e idosos, mas qualquer interessado em saber mais sobre os recursos de um telefone celular obterá ganhos em realizá-lo.

A iniciativa faz parte do Tec+, conjunto de ações voltadas à inclusão digital do público 60+ que integra a perspectiva de Responsabilidade Social Corporativa do Serpro.

1° de outubro: Dia Nacional e Internacional do Idoso

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa, uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso.

Esta data especial nos convida a refletir sobre os desafios que os idosos enfrentam, como o acesso à saúde, à educação e à inclusão sociodigital, e a promover ações que visem a assegurar seu bem-estar e respeito em todas as esferas da vida.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore