Desorientação e perda da memória: saiba como a Hidrocefalia de Pressão Normal afeta os idosos

A partir da terceira idade, algumas doenças passam a ter o risco aumentado devido aos fatores relacionados ao envelhecimento, como a atrofia cerebral. Uma dessas doenças é a hidrocefalia de pressão normal, que nada mais é que uma condição clínica caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro. Apesar desse líquido naturalmente envolver o cérebro e a medula espinhal, sua concentração no cérebro pode causar sintomas como perda da função cognitiva, dificuldade para andar e desorientação.

Segundo a Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da SBN, este líquido, que está em constante circulação nos ventrículos do cérebro, desempenha muitas funções fundamentais: “Ele a age como ‘amortecedor de choque’ para o cérebro e a medula espinhal, atua como meio de levar nutrientes ao cérebro e remover resíduos, e por fim, flui entre o crânio e a coluna para regular mudanças de pressão”, comenta a especialista.

No entanto, vale destacar que existem vários tipos da doença que levam a esse acúmulo do LCR nas cavidades cerebrais. Embora seja mais comum em recém-nascidos, a hidrocefalia pode acometer qualquer pessoa, principalmente idosos entre 60 e 70 anos.

Os principais sintomas

Os sintomas se assemelham com os outras doenças que apresentam alteração cognitiva, mas, diferentemente do que acontece nos casos envolvendo as crianças, a hidrocefalia que afeta os idosos não provoca aumento da pressão intracraniana, mas vem acompanhada de sintomas como: perda de memória, dor de cabeça, perda de equilíbrio, problema na marcha, convulsões, visão turva ou dupla e incontinência urinária. “Algumas pessoas podem confundir os sintomas como sendo inerentes do idoso, mas vale uma consulta ao médico especialista quando surgem esses sintomas para descartar a possibilidade deste diagnóstico”, explica a neurocirurgiã. 

Diagnóstico e tratamento

Quando existe a suspeita de hidrocefalia de pressão normal, o neurocirurgião faz a revisão e análise do histórico do paciente, solicita exame neurológico completo e realização de exame por imagem, quer seja tomografia ou uma ressonância do cérebro, para confirmar o diagnóstico e avaliar as melhores opções de tratamento. 

Se confirmada, essa doença pode ser reversível com a colocação do restabelecimento do fluxo liquórico através de uma cirurgia feita por um neurocirurgião. “Como a hidrocefalia é uma condição contínua, é necessário  acompanhamento médico a longo prazo para que a função neurológica seja avaliada constantemente. Se algum problema persistir, será necessária nova avaliação, pois muito da recuperação depende da capacidade de recuperação do cérebro do paciente”, finaliza a especialista.

Por fim, vale destacar que a melhor forma dos pacientes que possuem hidrocefalia de pressão normal obterem mais qualidade de vida é procurar um médico logo no início dos sintomas citados acima.

SOBRE A SOCIEDADE

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – A SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Fundada há 65 anos, em 1957, tem aproximadamente 2500 sócios, sendo uma das maiores do mundo na especialidade. Sua missão é garantir o progresso da Neurocirurgia, por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões. Mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgical Societies. Site: portalsbn.org / Instagram sbn.neurocirurgia

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore