Distrofia muscular de Duchenne ganha destaque em congresso de neurologia infantil

No mês que marcou o Dia Mundial de Conscientização sobre a distrofia muscular de Duchenne, em 7 de setembro, a PTC Therapeutics, biofarmacêutica global, desenvolveu uma série de ações de conscientização relacionadas à doença no 18º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que aconteceu em São Paulo (SP).


Com o objetivo de fomentar o debate entre os profissionais da saúde e aproximá-los de história de pessoas que convivem com a DMD, doença que acomete meninos, entre as atividades, um quiz que visa testar os conhecimentos dos especialistas e profissionais da saúde a respeito dos sinais, sintomas e manejo multidisciplinar adequado da enfermidade. “A comunidade de Duchenne ainda tem um grande desafio em relação ao diagnóstico precoce, que hoje, no Brasil ainda leva em média 8 anos. A partir desse conjunto de perguntas, temos o intuito de promover o debate e conscientização dentro da classe médica, de forma que os primeiros sinais sejam identificados e que essas crianças sejam encaminhadas para os cuidados mais adequados de maneira mais célere”, afirma Rogério Silva, vice-presidente e gerente-geral da PTC Therapeutics no Brasil.


Quem participou do evento também conheceu dez histórias de pessoas envolvidas, de alguma forma, com a DMD, seja paciente, familiar ou especialista. “Ao compartilharmos esses relatos, damos espaço para a representatividade, além de mostrarmos experiências que agregam. Muitas famílias podem estar passando por contextos parecidos”, finaliza o executivo.


Já na programação científica, mais de 300 médicos tiveram a oportunidade de acompanhar a aula da neurologista infantil Alexandra Prufer e do neurogeneticista Marcondes França Junior, que discorreram sobre “Distrofia muscular de Duchenne na era da terapia genética: dos dados clínicos à vida real”.


Afetando pacientes do sexo masculino, a distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética rara e que resulta em fraqueza muscular progressiva desde a primeira infância[1] e pode levar à morte prematura na casa dos vinte anos, devido à insuficiência cardíaca e respiratória, quando não tratada adequadamente. É um distúrbio muscular progressivo causado pela falta da proteína funcional distrofina, fundamental para a estabilidade estrutural de todos os músculos, incluindo os esqueléticos, diafragma e coração. Pessoas com DMD podem perder a capacidade de andar por volta dos 10 anos de idade, seguida pela fraqueza dos membros superiores e musculatura respiratória e, posteriormente, experimentam complicações pulmonares críticas, exigindo a necessidade de suporte ventilatório, além de complicações cardíacas no final da adolescência e na faixa dos 20 anos.


Além do evento, uma campanha digital de conscientização pode ser acompanhada pelo hub Movimento Duchenne e pelas redes sociais da companhia (@ptctherapeuticsbrasil).

Referências


[1] Flanigan KMDuchenne and Becker muscular dystrophies. Neurol Clin 201432671688

CRÉDITO/IMAGENS: SBN1 2023 destaca distrofia muscular de Duchenne em simpósio (crédito: divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore