A edição de 2023 da Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação demonstrou ao mercado que a inclusão tem inúmeras possibilidades de se materializar. É um segmento estratégico e, portanto, deve ser olhado com muita atenção, de forma humanizada por empresas, associações e Governo. Isto fica ainda mais evidente quando se observa a valorização que as áreas de ESG vêm ocupando nas ações corporativas e no mercado.
Promovida e organizada pela Fiera Milano Brasil, a 18ª edição da Reatech levou para o São Paulo Expo, entre os dias 4 e 7 de outubro, marcas e instituições relevantes que atraíram um público ansioso para conhecer as novidades tecnológicas, além de participar de atividades sociais, esportivas e terapêuticas. O resultado alcançado mostra que há muito potencial ainda a ser explorado em um evento que atrai cada vez mais marcas de diferentes segmentos, entre elas Itaú, Santander, Mercado Livre, Raízen, Mercedes-Benz e Fiat.
Para 2024, a organização anunciou mudanças de pavilhão e também da data do evento, que será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro. “Vamos retornar ao pavilhão 1 do São Paulo Expo, onde sempre estivemos”, afirma Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil. “Estamos vendo um crescente interesse de grandes marcas e instituições em participarem da próxima edição. São empresas relevantes dos segmentos de tecnologia, financeiro e de transporte, além de instituições que querem marcar presença no próximo ano.”
E para ampliar o seu papel nessa transformação que a Reatech 2023 investiu numa comunicação mais interativa com o público e o mercado, adotando o ícone do ‘coração que abraça’, além de repaginar o site e as redes sociais do evento, para transmitir a ideia de que a feira pode ser um vetor importante para atrair mais parceiros e empresas.
Parceiros satisfeitos
O CEO da Fiera Milano revela, ainda, que alguns parceiros deste ano não apenas confirmaram sua participação em 2024 como também planejam ocupar áreas maiores. “Temos marcas que estão surpresas com o volume de pessoas que passaram por seus estandes e querem aproveitar melhor esse potencial de público”.
“É a primeira vez que participamos da feira e está sendo muito marcante”, afirma Lucas Kil, gestor de Operações Administrativas da Raízen Energia.“Saímos daqui mais maduros e experientes, além de abrir possibilidades de parceria com outras empresas de equipamentos.”
Para Evandro Cunha, Head de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Carros e Vans, a Reatech traz boas oportunidades para a marca. “Nós participamos já há alguns anos e a feira é estratégica para o nosso negócio, porque é um evento onde a marca Mercedes-Benz se posiciona para esse segmento, que é muito promissor”, explica Cunha. “Estamos sempre presentes no evento, porque ele traz retorno.”
Alexandre Pascoal, consultor de Veículos Comerciais da Fiat, vai na mesma linha: “É um evento de suma importância e o balanço que fazemos, no geral, é de uma feira bastante visitada, que trouxe para nós uma surpresa no alto fluxo de pessoas. Este é um mercado promissor, em crescimento e cada vez mais divulgado.”
Atualização e capacitação profissional
Sucesso desta edição e que promete ser ainda maior no ano que vem, o Congresso Reatech aconteceu durante os três primeiros dias da feira. Especialistas, representantes de entidades e gestores de empresas com expertise nos desafios corporativos da inclusão debateram temas relevantes e apontaram caminhos para que empresas avancem de forma efetiva na ampliação da diversidade de seus quadros. Entre os temas abordados estiveram políticas públicas, estratégias para uma cultura inclusiva e programas de capacitação. “As marcas que aderiram ao congresso ficaram muito satisfeitas e queremos ampliar a programação no próximo ano”, afirma Macedo.
“Ter participado da curadoria do Congresso foi magnífico. Nunca vi um evento com tantos palestrantes de tamanha qualidade. Teve ministro do Trabalho, desembargadores, referências internacionais. O público esteve extremamente engajado todos os dias”, celebra Marcelo Pires, CEO e fundador da Consolidar.
Os profissionais do setor também tiveram a oportunidade de acompanhar outros eventos de conteúdo que aconteceram simultaneamente à Reatech: Curso Pet – Terapia assistida com animais, Workshop Equoterapia, Reamed – Congresso de Medicina Física e Reabilitação, Tecfisio | TO – Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Reashow – Seminário dos Expositores.
Inovações tecnológicas
Como vitrine para lançamentos, tendências e inovação em tecnologias assistivas, a Reatech trouxe muitas novidades. Um exemplo é a Lift Aid, empresa especializada em sistemas de elevação e cuidado, exibiu seu novo sistema para elevação e transferência de cadeirantes. Dispondo de controles por comando de voz, o equipamento dá autonomia para que a pessoa possa ir da cadeira de rodas para a cama e vice-versa, além de se locomover dentro de casa.
Já no estande da Tix Tecnologia os visitantes puderam testar o aparelho que converte qualquer gesto facial ou movimento da cabeça em comandos para controlar dispositivos inteligentes. Mudar o canal da TV, apagar ou acender luzes e se comunicar por meio de inteligência artificial estão entre as funcionalidades.
Experiências sensoriais
Durante todos os dias do evento, as ativações e experiências tiveram uma grande procura pelos visitantes. Um dos destaques foi o espaço ocupado pelo GATI(Grupo de Abordagem Terapêutica e Integrada), que proporcionou ao público a oportunidade de conhecer as terapias com animais, como a Equoterapia. Além de um espaço no qual era possível interagir com cães, calopsitas, coelhos e jabutis, havia a possibilidade de se montar um cavalo e dar uma volta.
Por isso, não era incomum que familiares e amigos dos visitantes com deficiência se emocionassem com a reação entusiasmada que demonstravam diante dos animais.
“Esta edição está maravilhosa. A Fiera Milano trouxe uma humanização significativa para a Reatech”, avalia Liana Pires, diretora do GATI. ”Eu estou há 18 anos na feira e posso dizer que, apesar de a cada ano ter sido um sucesso, percebo claramente que nesta edição os expositores e as pessoas estão muito mais envolvidas nos processos.”
Esportes amador e paralímpico
Muitas atividades esportivas também movimentaram as duas quadras montadas na Reatech, com a presença de atletas amadores e paralímpicos, que levaram o público a conhecer e experimentar modalidades esportivas nas condições que pessoas com deficiência praticam. Basquetebol em cadeiras de rodas, bocha sentado no chão e futebol para cegos foram apresentados na arena montada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Na arena da ADD (Associação Desportiva para Deficientes), foi possível acompanhar jogos entre atletas. Foi onde aconteceram partidas de vôlei sentado, futsal down, rugby e futebol de pessoas com nanismo.
Ao final de mais uma edição, a Reatech se posiciona como um evento que amadureceu ao longo de sua trajetória e que vislumbra um imenso potencial a ser explorado no segmento de inclusão, acessibilidade e reabilitação. As perspectivas de futuro para o setor são muito positivas e a feira está comprometida em trazer para as próximas edições parceiros e empresas que terão no evento uma poderosa plataforma para a promoção de produtos, serviços e soluções para um mercado que ganha mais visibilidade a cada dia no Brasil.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America.