fbpx
  • seg. nov 25th, 2024

Começa em SP a 47º Mostra Internacional de Cinema com Acessibilidade

ByJornalismo Diário PcD

out 19, 2023
Começa em SP a 47º Mostra Internacional de Cinema com Acessibilidade

Foi dada a largada para a 47ª Mostra! O primeiro dia de festival já traz sessões especiais e exibições com a presença dos realizadores.

Em 2023, a Mostra exibe 20 títulos com recursos de acessibilidade! São produções e coproduções brasileiras, entre documentários, ficções e animações.

Para assistir aos filmes com audiodescrição, narração em Libras ou legendas Closed Caption, é preciso fazer o download do aplicativo Mobi LOAD (@mobiload), na Google Play ou na App Store, e sincronizá-lo com a projeção do cinema. Confira como funciona no final da matéria.

Neste ano, a Mostra presta homenagem ao cineasta brasileiro Júlio Bressane. E já tem sessão especial: o Espaço Itaú de Cinema – Augusta exibe, às 15h30, o documentário “A Longa Viagem do Ônibus Amarelo”, dirigido por Bressane e por Rodrigo Lima. O realizador, homenageado com o Prêmio Leon Cakoff, estará presente na sessão. 

Com 432 minutos de duração, o filme reúne obras de Bressane, editadas em uma ordem que, primeiro, segue a cronologia histórica, mas logo começa a retroceder e a avançar. Os vários passados —anos 1960, 1980, 2000— são comentados de forma a lançar luz sobre os temas e as obsessões do cineasta.

Nesta quinta (19/10), também acontece a exibição do documentário “O Túnel de Pombos”, do diretor Errol Morris, homenageado com o Prêmio Humanidade nesta Mostra. A sessão é no CineSesc, às 19h20.

Neste filme, Morris descortina a vida e a carreira do ex-espião britânico David Cornwell —mais conhecido como John le Carré (1931-2020), autor de romances clássicos de espionagem como “O Espião que Sabia Demais” e “O Jardineiro Fiel”. Da Guerra Fria até os dias de hoje, o documentário atravessa seis décadas enquanto le Carré dá a sua última e mais sincera entrevista, em uma investigação profundamente humana e envolvente da extraordinária trajetória do escritor e dos limites entre fato e ficção. 

Além disso, as sessões no Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira, tem início com a exibição de “Blow-Up – Depois Daquele Beijo” (1966), de Michelangelo Antonioni, filme que faz parte da retrospectiva do cineasta italiano realizada pela Mostra.

Programação completa:

https://47.mostra.org/programacao

Sessões com a presença dos realizadores ou da equipe dos filmes: 

14h: “Não Só o Pássaro é Bonito”, de Álvaro Torres Crespo

15h30: “Algas Marinhas”, de Meredith Hama-Brown

15h30: “A Longa Viagem do Ônibus Amarelo”, de Júlio Bressane e Rodrigo Lima

18h40: “As Crianças Perdidas”, de Michèle Jacob

19h: “As Outras”, de Alexandra Hyland

19h20: “O Fogo”, de Luis Fontal

19h30: “Ouvidor”, de Matias Borgström

20h20: “O Posto Avançado”, de Edoardo Morabito

20h30: “Adriana Varejão – Entre Carnes e Mares”, de Andrucha Waddington e Pedro Buarque

20h45: “Tia Virgínia”, de Fabio Meira

21h: “O Estranho”, de Flora Dias e Juruna Mallon

21h20: “O Vazio de Domingo à Tarde”, de Gustavo Galvão

21h30: “Vale do Exílio”, de Anna Fahr

Funciona assim: antes de sair de casa, já com o app no celular, pesquise a obra que deseja assistir e baixe o recurso de acessibilidade necessário. Na sala de cinema, com o filme começando, clique em “coleção”, selecione a acessibilidade baixada e aguarde a sincronização ser realizada —lembre-se de habilitar a permissão para que o aplicativo grave áudios e tenha acesso a fotos, vídeos, músicas e áudios. Pronto! O recurso escolhido aparecerá no smartphone.

https://www.instagram.com/p/CyhPhtIJNFw/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D&img_index=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *