fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Candidatos habilitados em concurso Serpro passam por avaliação biopsicossocial

Candidatos habilitados em concurso Serpro passam por avaliação biopsicossocial

Ao todo, 182 candidatos habilitados inscritos para vagas de pessoas com deficiência (PcD) no concurso do Serpro passaram por avaliação biopsicossocial no dia 8 de outubro. A etapa foi realizada em 25 capitais onde residem os candidatos. Ela tem o propósito de verificar a compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo. Além disso, ela permite que a empresa planeje eventuais adaptações em seus locais de trabalho para melhor receber seus novos empregados.

Para além das questões legais dos processos de contratação em concurso público, a avaliação biopsicossocial teve uma importância especial para o Serpro, segundo Marco Sobrosa, diretor de Pessoas da estatal.

“Vivemos um novo momento empresarial, o risco da privatização e o desmonte são coisas do passado. As pessoas são a parte mais importante neste momento de construção de uma empresa cada vez mais robusta, com foco em construir o melhor Governo Digital para o cidadão. E neste contexto, queremos investir em pessoas para que o Serpro possa prover soluções inteligentes para a transformação e a inclusão digital, conforme definido na missão da empresa. E preocupar-se com o bem-estar de todos os empregados, viabilizando condições de trabalho inclusivas, sempre respeitando todo tipo de necessidade, é algo essencial para nós. Ambientes inclusivos desempenham um papel fundamental na promoção da produtividade e do bem-estar de todos os empregados. Pensar em inclusão de pessoas de diferentes origens, experiências e habilidades promove engajamento, motivação e satisfação com o trabalho. E é isso que o Serpro quer para os que aqui estão e para todos aqueles que chegam agora na empresa”, destacou.

Por um mundo mais inclusivo

Albert Frederico de Menezes Il Pak, analista do Serpro, foi um dos 114 empregados que integraram as equipes de avaliação biopsicossocial presentes em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Para ele, a experiência de recepção dos candidatos foi gratificante por vários motivos.

“A experiência de viajar no final de semana para acolher candidatos PcD foi verdadeiramente inspiradora e gratificante. O comprometimento em assegurar que todos tenham acesso igualitário às oportunidades é uma das razões pelas quais nossa empresa se destaca. Ao longo de toda essa logística, testemunhamos não apenas a dedicação incansável de nossos colegas, mas também a alegria e gratidão nos rostos dos candidatos que recebemos. Nosso sucesso nesta empreitada é um reflexo de nossa capacidade de trabalhar em equipe, de nossa empatia e de nossa missão de contribuir para um mundo mais inclusivo”, ressaltou Albert.

Próximos passos

A banca organizadora do concurso Cebraspe enviará ao Serpro o resultado da avaliação, indicando as necessidades de cada candidato em cada localidade. Deste modo, o Serpro poderá avaliar as necessidades e verificar se há necessidade de planejamento de ações para viabilizar adequações nos locais de trabalho para promover ambientes inclusivos.

Das 602 vagas oferecidas pelo concurso, 361 são de ampla concorrência, 120 reservadas para pessoas negras e 121 para pessoas com deficiência. Além destas, haverá formação de cadastro de reserva. Todas as vagas são destinadas ao cargo de Analista com especialização em Tecnologia.

Todos os detalhes do concurso, incluindo o edital, estão disponíveis na página do Cebraspe.

https://www.cebraspe.org.br/concursos/SERPRO_23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *