O Projeto João 9 busca servir e proclamar o evangelho as pessoas com deficiência visual no Brasil, oferecendo cursos de informática acessíveis e livros cristãos em áudio.
De acordo com material de divulgação do Projeto, “muitas pessoas ficam confusas quando estabelecem relacionamentos interpessoais com alguém com deficiência. Isto é natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do “diferente”. Mas esse desconforto diminui e pode, até mesmo, desaparecer quando existem muitas oportunidades de convivência. É importante não fazer de conta que a deficiência
não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com deficiência como se ela não a possuísse, estará ignorando uma característica muito importante dessa pessoa. Portanto, aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la em sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime
as dificuldades. Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que outra.
Provavelmente, por causa da deficiência, ela terá dificuldades para realizar algumas atividades, mas, por outro lado, poderá ter extrema habilidade para realizar outras. Exatamente como todo mundo. Assim, ela pode (e quer!) tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. É um direito que lhe assiste”.
Acesse a íntegra de COMUNICAÇÃO E ASPECTOS RELACIONAIS COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL – Orientações sobre como melhor acolher e conviver.