No fim de semana, nos dias 21 e 22 de outubro, a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) realizou a Assembleia Geral Extraordinária 2023, evento que reuniu representantes das federações desportivas de surdos de todo o Brasil, em Cuiabá (MT).
Em paralelo, entre os dias 19 e 22 de outubro, também aconteceu o Seminário de Gestores Esportivos Surdos, uma iniciativa da Federação Desportiva de Surdos do Mato Grosso (FDSMT/MT) em parceria com a CBDS.
O evento contou com o apoio do Governo do Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e da Central de Interpretação de Libras (CIL).
“Tivemos dois eventos muito importantes. O seminário e a assembleia foram um sucesso e estamos felizes por conseguir reunir tantos profissionais engajados no desenvolvimento do desporto de surdos no Brasil e que estão fazendo a diferença na inclusão dos atletas surdos por meio do esporte. Meu agradecimento especial à equipe da FDSMT e ao Governo do Mato Grosso pelo apoio”, declarou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.
Na ocasião, especialistas e profissionais da área esportiva discutiram sobre o desporto de surdos. O encontro contou ainda com a participação especial de Dayane Abreu, da equipe do Ministério do Esporte, que fez uma apresentação explicativa sobre o benefício do bolsa atleta.
Isso porque, com a aprovação da Lei Geral do Esporte, sancionada em junho, os surdoatletas também poderão ser beneficiados com a bolsa atleta do Governo Federal.