Congresso Nacional assume a cor laranja para conscientizar sobre a Dislexia

No dia 29 de outubro, o Congresso Nacional será iluminado com a cor laranja, símbolo da conscientização da Dislexia. A ação tem como objetivo informar a população sobre este transtorno de aprendizagem e a importância do diagnóstico precoce.

Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos que se dedica a impactar positivamente a vida das pessoas com dislexia no Brasil, lembra a batalha travada, ao longo de treze anos de tramitação na Câmara e no Senado, para que o projeto de Lei que previa o acompanhamento integral de estudantes com dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outros transtornos de aprendizagem fosse aprovado.

“Neste período, contamos com a participação ativa de diversas organizações sociais e grupos de familiares, e também do poder público, que acreditava na garantia do direito a políticas educacionais mais inclusivas para cerca de oito milhões de brasileiros que convivem com a dislexia. Em novembro, a Lei nº 14.254/21 completa dois anos e, embora seja preciso ainda avançar na regulamentação desta política pública, aproveitamos o momento de iluminação desta casa para homenagear todos que batalharam por essa conquista”, celebrou.

Com esta primeira Lei focada no tema, Governo, Parlamentares e toda a instituição pública reconhecem os direitos da pessoa com dislexia. Antes dela, essas pessoas ficavam às margens de outras leis e de debates conceituais a respeito da deficiência e inclusão. Enquanto isso, a criança com dislexia seguia crescendo sem nenhum direito garantido e sem o merecido e devido respeito da sociedade e da educação, que passou a ter que garantir aos professores da educação básica, tanto do ensino público quanto privado, a capacitação adequada para identificar os primeiros sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem, assim como para o atendimento educacional escolar dos estudantes.

Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore