A entrevistada do Mundo Acessível foi Giovanna Maira, cantora lírica brasileira, compositora, instrumentista, escritora e apresentadora de TV
A apresentadora da Rede Vida de televisão, do programa ” A BELLA ITÁLIA” (exibido aos sábados, às 19h e às segundas-feiras, 22h30) foi entrevistada nesta quarta-feira, 23, por Renato Baccarelli e Abrão Dib, no Mundo Acessível, programa transmitido simultaneamente pelo Blog do Cadeirante, Diário PcD e TV Reação.
Giovanna é totalmente cega, depois de ter retinoblastoma, quando ainda tinha um ano de idade. Ela já se apresentou nos palcos do Brasil e internacionais ao lado de grandes nomes da música.
Nos programas semanais na Rede Vida ela se apresenta ao lado dos tenores Jorge Durian e Armando Valsani.
Durante a entrevista, Giovanna falou a importância do livro ESCOLHI A VIDA e dos álbuns já lançados. Em 2008, pelo estúdio Staccatus Studio, lançou Um Outro Olhar, com canções regravadas e quatro faixas de própria autoria. Já em 2013, sob produção de Alex Gil e Jorge Durian, Giovana Maira lançou seu segundo álbum A Look Beyond, inaugurando seu ingresso no estilo crossover. “A ideia é instigar o ouvinte a olhar além como sugere o título, fechando os olhos e deixando-se ser conduzido pelo som, descobrindo, através dele, novas maneiras de ver o mundo assim como eu por toda vida tenho feito”, disse durante a transmissão do Mundo Acessível.
Em 2006, Giovanna venceu o concurso Rosemary Kennedy, promovido anualmente pela Very Special Arts. Após ter vencido a eliminatória nacional, Giovanna concorreu com 86 países até alcançar o primeiro lugar na disputa. Dessa vitória resultou o seu primeiro show internacional na capital americana Washington D.C., no teatro John F. Kennedy Center for the Performing Arts, que contou com uma plateia composta por diplomatas e diversos membros de embaixadas.
Ela comentou sobre os inúmeros concertos realizados na Sala São Paulo (São Paulo), como solista e coralista, acompanhada pela Osusp (Orquestra Sinfônica da USP), Ocam (Orquestra de Câmara da Eca), Allegro Coral e Orquestra. Comentou sobre os shows no Credicard Hall, Via Funchal, Citibank Hall, e de sua apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, cujo espetáculo, envolvendo música e ballet, teve cobertura ao vivo da Rede Globo de Televisão para o Domingão do Faustão.
Giovanna destacou também que como solista, esteve à frente da Orquestra Bachiana Jovem sob regência de João Carlos Martins, durante a abertura do Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, interpretando a obra de Heitor Villa-Lobos “Bachiana n. 5”. Ela também deu detalhes sobre a participação em um dos programas da Rede Globo de Televisão, Criança Esperança quando interpretou a canção “Music of the Night” (Andrew Lloyd Webber) acompanhada por um ballet de dançarinas com deficiência visual.
Durante a entrevista, falou sobre as apresentações feitas no Palácio do Planalto, aos presidentes Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer.
Uma das curiosidades foi sobre uma apresentação durante um cruzeiro, onde a plateia teve mais de 3 mil pessoas. Giovanna Maira é convidada para concertos especiais realizados em navios das empresas Msc, Royal Caribbean, Pullmantur e Allure of the Seas.
Em 2016 Giovanna Maira lançou sua autobiografia, acompanhada de EP com músicas autorais interpretadas com toda a sensibilidade que lhe é característica. O livro conta com audiodescrição e versão em ebook, de forma a ser totalmente acessível.
Acompanhe a entrevista concedida por Giovanna Maira ao Mundo Acessível no link do YouTube.
Para acompanha-la nas redes sociais:
No Instagram e Twitter @giovannamaira
No Facebook @giovannamairaoficial