Comissão do Senado discutirá avaliação biopsicossocial de pessoa com deficiência

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promove audiência pública interativa, nesta segunda-feira, 28, para debater a regulamentação biopsicossocial, prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência, para acesso a direitos estabelecidos na legislação.

A sessão tem início às 10h na sala 2 da ala Nilo Coelho.

De acordo com o artigo 2º da Lei 13.146, de 2015, o Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência, que, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, considerando os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; a limitação no desempenho de atividades; e a restrição de participação. Em julho de 2020, o governo anunciou a criação de grupo de trabalho para definição de modelo único de avaliação biopsicossocial da deficiência. 

Realizado por iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), autor do Estatuto da Pessoa com Deficiência, o debate contará com a participação da professora de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Izabel Maria Loureiro Maior; do assistente Social e professor universitário, Wederson Santos; da representante da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a advogada  Ana Claudia Figueiredo; do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Ricardo Tadeu Marques da Fonseca; da membro titular do Conselho Técnico-Científico da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid),  Maria Aparecida Gugel; e dos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, Rafael Giguer e Lailah Vilela.

A comissão aguarda a confirmação de representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Como participar O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore