Família e rede de apoio: pilares na construção da autoestima de crianças com dislexia

O papel da família e da rede de apoio no processo de aprendizagem e na construção da autoimagem de crianças com transtornos específicos da aprendizagem, como a dislexia, é de extrema importância. Crianças com essa condição enfrentam, frequentemente, barreiras em suas jornadas educacionais, podendo fazer com que se sintam menos capazes do que seus colegas, afetando negativamente sua autoestima e autoimagem.

Segundo um levantamento da Cisco e do Instituto IT Mídia, em conjunto com o Instituto ABCD, 80% das crianças e jovens com dislexia enfrentam tristeza, ansiedade e/ou baixa autoestima – porcentagem muito superior aos dados gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam algum problema de saúde mental em 20% das crianças e adolescentes.

Cada criança é única e suas necessidades também. No entanto, uma coisa é comum a todas: o papel insubstituível e fundamental que a família ocupa em sua vida e na construção de sua autoestima.

O Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos que se dedica a promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, listou de que maneiras a família pode contribuir para a construção da autoestima de suas crianças com transtornos de aprendizagem:

Apoie sempre: Lembre-se de que a criança ou adolescente com dislexia precisa de acolhimento e suporte para enfrentar e superar as barreiras que lhe são impostas cotidianamente.

Valorize os acertos: Para quem tem dislexia é muito comum que sempre tenha um adulto indicando seus erros. Seja aquele que ressalta os avanços ao invés de enfatizar suas dificuldades.

Use uma comunicação acolhedora: Promover um ambiente onde as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e preocupações é essencial para o seu desenvolvimento emocional.
 

Conheça a dislexia: Os membros da família devem se informar sobre os transtornos da aprendizagem específicos para conseguir apoiar o tratamento e auxiliar a criança na escola.

Promova a sensação de sucesso: Dê oportunidades para a criança realizar atividades de que gosta e nas quais tem sucesso.

Seja parceiro da escola: Mantenha a comunicação com os professores e com a escola para garantir que a criança tenha os suportes necessários para aprender. A Lei 14.254/21 assegura o acompanhamento integral e específico de educandos com dislexia e outros transtornos da aprendizagem nas escolas.

Uma rede de apoio amorosa, bem informada e acolhedora cria um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, independentemente de suas habilidades e desafios individuais.
 

Sobre o Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social sem fins lucrativos que se dedica, desde 2009, a gerar, promover e divulgar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia e outros transtornos de aprendizagem, com o objetivo de garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida.
 

Acompanhe o Instituto ABCD

Instagram: @iabcd

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore