Estado fluminense pode ter Programa de Saúde Mental para Pais e Cuidadores de Pessoas com Deficiência

Muitas vezes, a atenção recai sobre as Pessoas com Deficiência, mas o desafio emocional e psicológico enfrentado por aqueles que cuidam delas frequentemente permanece nas sombras.

Quem apoia os cuidadores?

Essa pergunta impulsiona a iniciativa do Projeto de Lei 616/23, de autoria dos deputados Fred Pacheco (PMN) e Índia Armelau (PL), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira, 07 de novembro, em segunda discussão.

O projeto visa a criação do “Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e Suicídio”, com foco no atendimento psicológico online destinado aos pais e cuidadores de Pessoas com Deficiência. Essa iniciativa reconhece o impacto emocional enfrentado por aqueles que se dedicam diariamente ao bem-estar de seus entes queridos com deficiências.

“Este projeto é um passo significativo na direção de promover a saúde mental e o bem-estar dos cuidadores, fortalecendo os laços familiares e prevenindo desafios emocionais”, disse o Deputado Fred Pacheco.

De acordo com o Projeto de Lei, o programa será oferecido a pais e cuidadores cuja renda familiar mensal não ultrapasse o equivalente a três salários mínimos. Além disso, a implementação do programa ocorrerá por meio de parcerias com organizações não- governamentais, universidades, instituições de ensino públicas e privadas, órgãos governamentais e outros setores da sociedade civil. O objetivo principal é prevenir o adoecimento, o estresse, a depressão e o suicídio entre pais e cuidadores diretos de Pessoas com Deficiência.

“Nossa prioridade é oferecer apoio e cuidado aos pais e cuidadores de Pessoas com Deficiência, reconhecendo o papel crucial que desempenham em suas vidas”, declarou a Deputada Índia Armelau.

Uma inovação crucial do projeto é a possibilidade de o Poder Executivo criar um aplicativo de celular gratuito com tecnologia assistiva, oferecendo atendimento psicológico por videoconferência. O agendamento do atendimento psicológico será diretamente realizado no aplicativo, tornando o processo mais acessível e prático.

Os autores do projeto, Deputado Fred Pacheco e Deputada Índia Armelau, enfatizaram a importância de oferecer suporte psicológico precoce aos pais e cuidadores de Pessoas com Deficiência. A intenção é acolher, reduzir os desafios psicológicos e fortalecer os laços familiares por meio de informações qualificadas.

O Projeto de Lei 616/23 agora aguarda a sanção do governador Cláudio Castro para se
tornar lei, após ter sido aprovado na Alerj.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore