fbpx
  • dom. nov 24th, 2024

Em 18 meses o número de paraskatistas aumentou em 362% em todo o Brasil

Em 18 meses o número de paraskatistas aumentou em 362% em todo o Brasil

Entre os dias 09 e 12 de novembro, o renomado Skatepark da Rua Aurora em Recife será palco do STU National, a quarta e última etapa do Circuito. O evento, que tem consolidado a presença da modalidade paraskate em todas as suas etapas em 2023, receberá todo o time de alto rendimento para o evento.

Neste ano, a parceria entre o STU e a Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK) alcançou novos patamares com a inclusão da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte. “Este apoio foi crucial para o aumento significativo de paraskatistas nas competições, e em Recife, a SNPAR não apenas apoiou o evento, mas também assegurou a presença em massa dos atletas de alto rendimento”, explica Vinicios Sardi, atleta e presidente da ABPSK.

O Secretário nacional de Paradesporto – SNPAR, Fábio Araújo, confirmou presença no evento, destacando a importância do paraskate no país. “Estou muito feliz com a presença dos atletas. Vai ser muito importante para chamar mais meninas e mais jovens para o paraskate. Que a gente possa crescer o movimento, pois todos ganham. É isso que estamos concentrando os nossos esforços, queremos aumentar o número de atletas praticando o paradesporto e principalmente em regiões que tem um certo déficit de projetos paradesportivos”, disse. 

A ABPSK, sob a liderança visionária do presidente e atleta Vinicios Sardi (eleito ParaSkatista do Ano), tem sido fundamental no desenvolvimento da modalidade. Desde a sua fundação em maio de 2022, a associação trabalha para aumentar a visibilidade do esporte e incentivar novas adesões. A evolução do paraskate desde setembro de 2021 é notável, com um crescimento de 362% em apenas 18 meses, de 16 paraskatistas em 2021 para 56 em 2023.

Atletas confirmados no STU Recife

O evento abrirá com Jainaine Abrante, uma das vozes mais ativas do paraskate feminino. Com competidores de destaque como Felipe Nunes, Italo Romano, Tony Alves, Vini Sardi, Daniel Amorim (Amorinha), Nando Araujo, Jhonatan Ribeiro (Jota), Adriano Feitosa, Leo Almeida e Ruan Silva, o STU de Recife promete ser um espetáculo de habilidade e determinação.

A transmissão ao vivo do evento será diferenciada. Enquanto as provas de street feminino serão transmitidas online, o Paraskate terá sua exibição exclusiva no TikTok.

“A ABPSK e a comunidade do paraskate estão empenhadas em divulgar o esporte além da região Sudeste, trazendo a modalidade para todas as regiões do Brasil e fomentando novas parcerias que possam expandir ainda mais o alcance e o impacto do paraskate no país”, completa Sardi.

Sobre a ABPSK

A Associação Brasileira de Paraskateboard (ABPSK) é uma entidade criada por e para paraskatistas, com o objetivo de representar institucionalmente a modalidade, promover sua visibilidade e apoiar os atletas PCDs na prática do esporte. Seu trabalho auxilia na organização de competições equilibradas e na apresentação de dados ao Comitê Paralímpico para a definição de subcategorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *