Lançado Guia de Acessibilidade para Conteúdo Digital com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão na publicidade

IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, anuncia o lançamento do “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital”. O material, elaborado em parceria com a Sondery, consultoria de acessibilidade criativa para projetos e campanhas inclusivas envolvendo pessoas com deficiência, tem como objetivo fornecer orientações sobre práticas inclusivas e acessíveis no digital para profissionais e marcas do segmento.  

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência. Mesmo assim, a representatividade e o atendimento a essa parcela da população ainda carecem de adequação e reconhecimento em diversas esferas, incluindo o desenvolvimento de produtos, serviços, conteúdos e campanhas publicitárias. 

O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo no Digital” aborda aspectos fundamentais sobre esse assunto, desde conceitos sobre diversidade e deficiência, até ações para combater o capacitismo e pontos de atenção na construção de peças publicitárias.  

“O lançamento do Guia em parceria com o IAB Brasil é um importante avanço dentro do nosso setor. Acompanhamos diariamente o quanto a falta de acessibilidade ainda está presente na publicidade digital. Com esse documento, queremos incentivar e mostrar que é possível – e necessário – oferecer um ambiente digital acessível para todas as pessoas”, comenta Ana Clara Schneider, fundadora e diretora executiva da Sondery e presidente do Comitê de Diversidade e Inclusão do IAB Brasil.  

Além disso, o material destaca os três pilares essenciais para tornar um conteúdo digital mais acessível, sendo eles: audiodescrição, tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas. Esses recursos, quando aplicados desde a concepção do conteúdo, garantem a entrega de informações com qualidade e acessibilidade a um público mais amplo, abrangendo pessoas com deficiência visual, auditiva ou outras necessidades específicas.  

O documento também oferece insights para a criação de peças publicitárias acessíveis, incentivando o uso de recursos integrados organicamente ao conteúdo e destacando a importância de fatores como a quantidade e velocidade da fala, enquadramento de cena, trilha sonora, animações e motion para garantir a efetividade dessas práticas.  

O Guia é voltado para profissionais de marketing, publicidade, comunicação e todos que buscam construir um ambiente digital mais inclusivo e diverso.  

O “Guia de Acessibilidade para Conteúdo Digital” está disponível na íntegra no site do IAB Brasil.  

https://iabbrasil.com.br/guia-de-boas-praticas-para-acessibilidade-no-digital/

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