fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Olimpíadas Especiais Brasil organiza Jogos Regionais Sudeste 2023

Olimpíadas Especiais Brasil organiza Jogos Regionais Sudeste 2023

Após um ano repleto de atividades, as Olimpíadas Especiais Brasil (organização voltada para o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte) realizam o último grande evento do calendário de 2023: os Jogos Regionais Sudeste, em São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro. A competição acontece entre 1 e 3 de dezembro com a participação prevista de 300 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Durante os três primeiros dias do mês, os atletas vão competir em Atletismo, Ginástica Rítmica, Natação e Tênis, além de outras seis modalidades no formato Unificado – forma de disputa em que pessoas com e sem deficiência intelectual competem juntas. São elas: Badminton, Basquete 3×3, Bocha, Futsal, Tênis de Mesa e Vôlei de Praia. A maioria das competições e atividades dos programas será realizada na Vila Olímpica de São João de Meriti, localizada na Rua Milton.

Para além das competições, o evento também conta com atividades ligadas aos programas da OEB que visam atender por completo a pessoa com deficiência e sua família. É o caso de Atletas Saudáveis, focado nas especificidades da saúde da pessoa com deficiência intelectual; Atletas Jovens, que promove a iniciação esportiva em crianças; e Liderança Juvenil, destacando a autonomia da pessoa com deficiência intelectual.

SOBRE OLIMPIADAS ESPECIAIS BRASIL

Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.

Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Programa de Treinamento em Atividade Motora) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.

Filosofia

A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.

Embaixadores

A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, a jogadora de vôlei Jakie Silva, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.

Site: https://specialolympics.org.br/

Instagram: @olimpiadasespeciaisbrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *