Grafomotricidade: a importância da orientação para o desenvolvimento das crianças

A grafomotricidade está relacionada à capacidade de se realizar movimentos precisos e coordenados necessários para a escrita ou outros registros gráficos. No caso das crianças, envolve precisão de movimentos e controle de funções neurológicas e musculares.

Segundo Mara Duarte, diretora executiva do Grupo Rhema e coach educacional, a grafomotricidade é a expressão gráfica da criança, que acontece aos poucos, sendo necessário um caminho delimitado e orientado que deve ser traçado pelos educadores. “Quando uma criança começa a ir para a escola, os educadores precisam ensiná-la a lidar com os objetos de escrita, deixando-a criar de forma livre. Depois desta fase, começam os exercícios relacionados ao treino da grafomotricidade, que devem estimular a coordenação motora”, explica. 

É nesse momento, normalmente ao redor dos quatro ou cinco anos, que os educadores precisam pensar em alternativas adequadas de estímulo. “A criança aprende a escrita ao longo do seu desenvolvimento, quando vai descobrindo coisas novas e se expressando graficamente. É por isso que a grafia deve ser induzida de forma sensorial, integrativa e perceptiva para que a expressão do aluno seja trabalhada de maneira satisfatória”, afirma. 

De acordo com a especialista, é fundamental que a criança tenha o apoio de professores, profissionais e pais, começando com atividades lúdicas, para desenvolver suas habilidades com a grafia e sua capacidade futura de criar textos diferentes, mais complexos e sem dor ou lentidão. “Para auxiliar os educadores a aprenderem diferentes maneiras de estimular essas habilidades grafomotoras, tornando mais prazerosa e eficaz a fase de alfabetização, criamos a Oficina de Grafomotricidade, um curso on-line sobre o tema”, menciona.

O curso do Instituto Rhema aborda pontos essenciais relacionados ao desenvolvimento da grafomotricidade, como a importância da força e do tônus muscular, preensão e destreza manual e coordenação visomotora. “Até mesmo a postura da criança na cadeira terá influência sobre sua destreza ao escrever, por isso, consideramos muito importante que o educador se capacite para entender e utilizar as ferramentas e ações corretas nessa fase. É necessário reforçar que a capacidade de ler e escrever da criança não vem pronta e ela precisa de apoio para se desenvolver nesse sentido”, conclui. 

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore