fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Campanha de Conscientização sobre Autismo impacta cerca de 20 milhões de pessoas no país

Campanha de Conscientização sobre Autismo impacta cerca de 20 milhões de pessoas no país

O mês de novembro chegou ao fim, assim como a 1ª Campanha Brasileira de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, a campanha, com seus 29 parceiros, realizou diversas ações que impactaram cerca de 20 milhões de pessoas pelo país ao longo do mês em diversos canais (online e offline).

O tema se torna relevante, uma vez que, no Brasil, existem cerca de 2 milhões de pessoas já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de dificuldade no comportamento social, comunicação e linguagem. A partir disso, o IJC se torna uma referência no assunto ao compartilhar informações sobre o diagnóstico e terapias para autismo.

Cerca de cem crianças e suas famílias que fazem parte das torcidas inclusivas Alviverdes, Alvinegros e Sou Tricolor – dos clubes paulistas de futebol Palmeiras, Corinthians e São Paulo – participaram de uma sessão azul de cinema, que é adaptada para pessoas com autismo. Luzes levemente acesas, volume reduzido e livre circulação são elementos dessa sessão chamada Azul.

A campanha do Instituto Jô Clemente (IJC), produzida em parceria com a agência AUDAZ,contou com diversos parceiros entre empresas privadas, veículos de comunicação e órgãos públicos. Nos cinemas, por meio das redes Cinemark, Playarte e Kinoplex, cerca de 100 mil pessoas assistiram ao filme “Conselhos” em três semanas de exibição.

O curta-metragem “Conselhos” sensibiliza sobre o autismo e ressalta a importância do diagnóstico precoce e é produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a Porão Filmes e agência AUDAZ. O vídeo – que está disponível em sua versão completa no YouTube– conta com a participação especial do cantor e ator Vitor Fadul, diagnosticado com autismo aos 25 anos, e traz a história de outras pessoas que tiveram o diagnóstico tardio.

Dentre as ações realizadas nas empresas e veículos de mídia parceiros, destacam-se a distribuição de mais de 20 mil folhetos informativos sobre o tema na rede de estacionamentos MultiPark. Já nas publicações impressas, como as revistas Materlife, Você RH e Pais & Filhos, além do jornal Folha de S. Paulo, o alcance foi de aproximadamente 5 milhões de leitores.

Nos canais digitais do IJC, as publicações sobre o autismo impactaram mais de dois milhões de internautas. Assim como o Instituto, parceiros como Colgate, Espaçolaser e Arcos Dorados compartilharam conteúdos a mais de cinco milhões de seguidores.

O rádio também contribuiu para a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) disseminando informações para mais de 2 milhões de ouvintes por meio do programa Gente que Fala (web) e das rádios Capital AM, NovaBrasil FM, Kiss e Zero9.

“As ações realizadas durante o mês de novembro reforçam a importância de unir forças para promover a conscientização e a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo e o impacto positivo mostra a relevância do assunto. Ao promover ambientes e apoios adequados e o diagnóstico correto, estamos construindo uma sociedade mais inclusiva e informada”, finaliza Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *