O mês de novembro chegou ao fim, assim como a 1ª Campanha Brasileira de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Promovida pelo Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, a campanha, com seus 29 parceiros, realizou diversas ações que impactaram cerca de 20 milhões de pessoas pelo país ao longo do mês em diversos canais (online e offline).
O tema se torna relevante, uma vez que, no Brasil, existem cerca de 2 milhões de pessoas já diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de dificuldade no comportamento social, comunicação e linguagem. A partir disso, o IJC se torna uma referência no assunto ao compartilhar informações sobre o diagnóstico e terapias para autismo.
Cerca de cem crianças e suas famílias que fazem parte das torcidas inclusivas Alviverdes, Alvinegros e Sou Tricolor – dos clubes paulistas de futebol Palmeiras, Corinthians e São Paulo – participaram de uma sessão azul de cinema, que é adaptada para pessoas com autismo. Luzes levemente acesas, volume reduzido e livre circulação são elementos dessa sessão chamada Azul.
A campanha do Instituto Jô Clemente (IJC), produzida em parceria com a agência AUDAZ,contou com diversos parceiros entre empresas privadas, veículos de comunicação e órgãos públicos. Nos cinemas, por meio das redes Cinemark, Playarte e Kinoplex, cerca de 100 mil pessoas assistiram ao filme “Conselhos” em três semanas de exibição.
O curta-metragem “Conselhos” sensibiliza sobre o autismo e ressalta a importância do diagnóstico precoce e é produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a Porão Filmes e agência AUDAZ. O vídeo – que está disponível em sua versão completa no YouTube– conta com a participação especial do cantor e ator Vitor Fadul, diagnosticado com autismo aos 25 anos, e traz a história de outras pessoas que tiveram o diagnóstico tardio.
Dentre as ações realizadas nas empresas e veículos de mídia parceiros, destacam-se a distribuição de mais de 20 mil folhetos informativos sobre o tema na rede de estacionamentos MultiPark. Já nas publicações impressas, como as revistas Materlife, Você RH e Pais & Filhos, além do jornal Folha de S. Paulo, o alcance foi de aproximadamente 5 milhões de leitores.
Nos canais digitais do IJC, as publicações sobre o autismo impactaram mais de dois milhões de internautas. Assim como o Instituto, parceiros como Colgate, Espaçolaser e Arcos Dorados compartilharam conteúdos a mais de cinco milhões de seguidores.
O rádio também contribuiu para a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) disseminando informações para mais de 2 milhões de ouvintes por meio do programa Gente que Fala (web) e das rádios Capital AM, NovaBrasil FM, Kiss e Zero9.
“As ações realizadas durante o mês de novembro reforçam a importância de unir forças para promover a conscientização e a inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo e o impacto positivo mostra a relevância do assunto. Ao promover ambientes e apoios adequados e o diagnóstico correto, estamos construindo uma sociedade mais inclusiva e informada”, finaliza Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC).
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual