Programa de educação inclusiva para pessoas com deficiência é vencedora do Zero Project Award

O programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, é uma das iniciativas vencedoras do Zero Project Award 2023. O programa do IJC tem como objetivo promover a educação inclusiva e a inserção de pessoas com deficiência intelectual em todas as esferas sociais.


Realizada anualmente, a premiação avalia iniciativas em todo o mundo que estejam relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência. O prêmio é promovido pelo Zero Project, projeto criado em 2008 pela Fundação Essl, sediada na Áustria, com o objetivo de contribuir para a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, focando em temas como educação, emprego e acessibilidade.


Nesta edição, de acordo com a organização do prêmio, 526 iniciativas de 97 países foram apresentadas para a chamada de nomeações deste ano (#ZeroCall24). Desse total, foram selecionadas 77 soluções inovadoras de 43 países e o IJC foi uma das três iniciativas do Brasil nomeadas vencedoras.


“Aqui no IJC, a educação inclusiva faz parte de um nos nossos quatro pilares, sendo parte do pilar de Inclusão Social. Trabalhamos para reunir todos os alunos em sala de aula comum e trazer a diversidade para a prática; contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e dando um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e com oportunidade para todas as pessoas. O reconhecimento internacional proporcionado pelo prêmio reforça o compromisso do Instituto Jô Clemente (IJC) na promoção de uma sociedade mais inclusiva e acessível, e ressalta que a verdadeira mudança começa na educação”, comenta Roseli Olher, supervisora da área Educacional do Instituto.


A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Zero Project Conference, encontro anual sobre inclusão de pessoas com deficiência, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena, na Áustria.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore