Especialista aponta dicas de expressões capacitistas que podem ser substituídas

O capacitismo é um comportamento opressor que discrimina a pessoa com deficiência. A CEO do Grupo Talento Incluir -ecossistema da diversidade e inclusão com foco em pessoas com deficiência, pioneiro no Brasil e que já viabilizou emprego para mais de 9 mil pessoas com deficiência – Carolina Ignarra, explica que expressões capacitistas reforçam rótulos que, mesmo sem intenção, oprimem e atrapalham a inclusão das pessoas com deficiência. Para desconstruir o capacitismo, Carolina aponta as expressões capacitistas mais utilizadas e como substituí-las. São elas:

Com o intuito de colaborar com o mercado de comunicação, o Grupo Talento Incluir lançou recentemente o Guia de Comunicação Inclusiva sobre Pessoas com Deficiência, direcionado principalmente para profissionais de comunicação, de forma gratuita e disponível no site do grupo.

Além das terminologias mais indicadas, o Guia traz informações sobre legislação, aspectos sobre fotos e vídeos, cuidados na condução de entrevistas e na produção de conteúdo e reportagens que abordem o universo das pessoas com deficiência. Totalmente colaborativo, o material está sempre aberto para receber novas contribuições por pessoas interessadas pelo tema.

De acordo com o dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado no módulo Pessoas com deficiência, da PNAD Contínua 2022, o Brasil contabiliza 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da nação.

“O capacitismo nos resume a uma só condição e bloqueia nossos talentos. Essa opressão precisa ser tão conhecida quanto o machismo e o racismo na sociedade. Desconstruir expressões capacitistas é uma importante atitude para promover liberdade, igualdade, equidade e dignidade a todas as pessoas e para aumentar o conhecimento sobre nós, pessoas com deficiência”, Carolina Ignarra.

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore