Pesquisa aponta que apenas 30,82% das empresas possuem Programas de Diversidade e Inclusão

A mais recente pesquisa da Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, apresenta dados sobre a adoção de programas de diversidade e inclusão nas empresas brasileiras. De acordo com a pesquisa, 584 profissionais de RH responderam e os resultados revelam um cenário misto: enquanto 50,17% das empresas ainda não implementaram tais programas, 30,82% já deu este passo importante. Este dado reflete uma conscientização crescente sobre a importância da diversidade e inclusão nos ambientes de trabalho.

“A adoção de programas de diversidade e inclusão vai além da responsabilidade social corporativa. Equipes diversas trazem uma riqueza de perspectivas e ideias, estimulando a criatividade e a inovação, além de aumentar a satisfação e o engajamento dos funcionários. Isso não só contribui para uma maior retenção de talentos, mas também impulsiona o crescimento e a competitividade das empresas”, comenta Patricia Suzuki, Diretora de Recursos Humanos na Catho.
 

A pesquisa indica que existe uma tendência positiva em direção a um ambiente corporativo mais inclusivo e diversificado, com 10,10% das empresas planejando implementar programas de diversidade e inclusão até 2024. “É encorajador ver esse movimento em direção a um cenário mais equitativo e representativo no mundo corporativo. À medida que mais empresas reconhecem o valor desses programas, esperamos que sua adoção se torne uma prática comum, melhorando a reputação das empresas e atraindo um espectro mais amplo de talentos,” acrescenta Suzuki.

A pesquisa da Catho sublinha a importância dos programas de diversidade e inclusão como fatores-chave para a evolução das práticas corporativas. Estes programas não são apenas cruciais para criar um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, mas também desempenham um papel fundamental na moldagem da imagem corporativa, atraindo talentos diversos que valorizam espaços de trabalho inclusivos.

“A implementação de programas de diversidade e inclusão é um passo essencial na promoção da igualdade e do respeito mútuo no mundo dos negócios. Estes programas refletem um compromisso com a evolução social e com o desenvolvimento de um ambiente de trabalho que valoriza todas as formas de diversidade. Um exemplo notável é o Movimento Minha Vaga por Direito da Catho, que, desde 2016, oferece acesso gratuito ao plano profissional da plataforma para pessoas com deficiência, laudadas ou reabilitadas pelo INSS, destacando-se como uma iniciativa fundamental para a inclusão no mercado de trabalho”, conclui Patricia Suzuki.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore