fbpx
  • sáb. out 5th, 2024

Alex Garcia recebe a Comenda Sepé Tiaraju

Alex Garcia recebe a Comenda Sepé Tiaraju

A entrega da Comenda Sepé Tiaraju ocorreu na Prefeitura de São Luiz Gonzaga. Alex Garcia é pessoa surdocega, com hidrocefalia e doença rara.

A entrega da Comenda Sepé Tiaraju ocorreu na noite da quarta-feira, 7, na Prefeitura de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul.

Alex Garcia, um dos homenageados, é uma das Pessoas Surdocegas e Pessoa com Doença
Rara mais conhecida no mundo. Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS, foi a primeira Pessoa Surdocega, com Hidrocefalia e Doença Rara no Brasil que se Pós-graduou (Nível de Especialização) em uma Universidade.

O evento contou com a presença de autoridades e familiares dos homenageados.

Em entrevista a Radio São Luiz, Alex Garcia compartilhou sua jornada de superação, afirmando que o reconhecimento o energiza para continuar lutando contra as múltiplas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência no cotidiano.

Diversas autoridades, como a Secretária de Turismo Luiza Caterine, o Presidente do Conselho de Turismo Carlos Sidnei Ferreira e a vereadora Rose Grings, manifestaram-se, destacando a emoção do momento e a importância de reconhecer indivíduos que contribuem para fortalecer a cultura e promover o nome do município. Eles também ressaltaram a relevância da Comenda, que presta homenagem a um líder indígena fundamental para a história das Missões.

Vinicius Ribeiro, escultor responsável pela criação da homenagem em 2004 e pela retomada do evento em 2018 com o apoio da então Secretária de Cultura e Turismo, Rose Grings, enfatizou a importância de honrar um líder como Sepé, que se tornou um herói por necessidade ao defender seu lar, deixando um legado marcante.

A Comenda Sepé Tiaraju foi instituída em 2004, durante o mandato do prefeito Jauri Gomes de Oliveira, e retomada em 2018, na gestão de Sidney Brondani. Além da Comenda, a figura de Sepé, que ontem completou aniversário de seu martírio, é homenageada com o nome do Paço Municipal e uma escultura localizada em frente à prefeitura.

“A história – um dia, homenageou o herói missioneiro Sepé Tiaraju, que foi um símbolo guarany missioneiro de resistência e foi declarado herói rio-grandense, inclusive com o nome no  Panteão da Pátria e da Liberdade. Alex Garcia, para as pessoas com deficiência mundial – tem uma importância e relevância digna e a altura de ser o merecedor desta Comenda e de demais homenagens que possa receber. Ao homenageá-lo, as pessoas com deficiência demonstram que ‘nada sobre nós, sem nós‘. Parabéns Alex Garcia. Parabéns para aqueles que reconhecem o valor de um brasileiro”, afirmou Abrão Dib – jornalista, editor do Diário PcD e Presidente Fundador da ANAPcD – Associação Nacional de Apoio às Pessoas com Deficiência

ALEX GARCIA – O homenageado é Fundador-presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes – Agapasm, e a única pessoa surdocega do mundo a participar da Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento “O caminho a seguir: Agenda de Desenvolvimento Inclusivo em Deficiência para 2015, realizada no ano de 2013 na sede da ONU em Nova York.

O ‘comendador’ Alex Garcia é pioneiro no Brasil ao desenvolver a primeira pesquisa em campo para localização de Surdocegos, que abrangeu o Estado do Rio Grande do Sul e teve como principais apoiadores a Federação Sueca de Surdocegos e a Federação Mundial de Surdocegos. É considerado o
“Pai” da Surdocegueira no Rio Grande do Sul. Escritor, é a primeira Pessoa Surdocega a escrever um livro sobre Educação na América Latina. Sua obra “Surdocegueira: empírica e científica”.

Em 2009 venceu o Prêmio Sentidos, concurso nacional promovido pela AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência – Avape, Revista Sentidos e Rede Record de Rádio e Televisão. É Rotariano Honorário – Rotary Club de São Luiz Gonzaga/RS. Foi a primeira Pessoa Surdocega a ser aluno da Mobility International USA – Miusa em 27 anos de história dessa organização. Foi a primeira Pessoa Surdocega, no Brasil e América Latina, a ministrar curso de formação de professores com total autonomia, em Cuiabá/MT.

Fonte: Rádio São Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *