Especialista aponta necessidade de estimular autonomia e independência em pessoas com T21

Durante muito tempo, quem nascia com a Trissomia do Cromossomo 21 (T21),  conhecida como Síndrome de Down, foi visto de forma infantilizada por falta de conhecimento. Atualmente, é possível compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com a síndrome também tem muitos potenciais e possibilidades de independência e autonomia.

Segundo Patrícia Stankowich, psicanalista, psicóloga e especialista na clínica de crianças com comprometimentos no desenvolvimento e deficiência, a independência pode ser ensinada e depende de oportunidades e estímulos recebidos ao longo da vida. “Cada indivíduo é único, mas quando há estímulo, aumentam as possibilidades da pessoa com T21 conseguir ser mais independente em suas atividades do dia a dia”, explica.  

Já quando se trata de autonomia, diz respeito a saber fazer escolhas, tomar decisões e planejar, desde a decidir o que vai vestir até com o quê quer trabalhar. É preciso considerar, conforme a especialista, que nem sempre se tem independência e autonomia ao mesmo tempo, ou vice-versa. “Normalmente, pessoas com T21 são muito protegidas pela família, e essa super proteção acaba prejudicando a autonomia delas”, afirma. 

Para Patrícia, é preciso estimular as pessoas com T21 a trabalharem, fazerem coisas simples do dia-dia e até mesmo morarem sozinhos. “Quanto mais independentes, mais podem conquistar autonomia para tomar as próprias decisões. Tudo isso é completamente possível, mas como cada ser humano é único, em alguns casos será preciso um pouco mais de apoio”, diz.   

Ela reforça que o preconceito e a superproteção costumam atrapalhar o crescimento de quem tem Síndrome de Down. “É possível ajudar, mas não fazer tudo. O estímulo para adquirirem independência e autonomia deve começar em casa, na família, e depois ser ampliado pela escola e toda a sociedade”, conclui. 

Tags

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore