fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Thais Pessanha lança livro Sobre Rodas

Escritora debate obras literárias clássicas e contemporâneas que trazem personagens com deficiência

A escritora Thais Pessanha, autora do recém-lançado livro Sobre Rodas, romance de ficção que tem uma protagonista com osteogênese imperfeita congênita – doença rara popularmente conhecida como ossos de vidro, inicia em 2022 um projeto inovador para analisar obras literárias clássicas e contemporâneas. O foco da discussão serão os personagens que apresentam algum tipo de deficiência e seus estereótipos, de monstros a super-heróis.

Com o objetivo de promover a representatividade da pessoa com deficiência na Literatura, que teve início com o lançamento de seu primeiro livro, a autora irá reunir mensalmente em um bate-papo online estudiosos da Literatura, autores, pessoas com deficiência e esportistas. O projeto intitulado “Do Grotesco ao Heroismo” pretende discorrer cronologicamente de obras clássicas às atuais, de A Bela e a Fera ao X-Men.

Na lista de livros a serem comentados, Frankestein, Corcunda de Notre Dame, Extraordinário, entre outros, e as autobiografias A Saga de um Campeão, de Lars Grael e Roda Viva: memórias de um cadeirante, de José Carlos Morais. As lives mensais terão início no dia 11 de janeiro, às 20h45 pelo canal do Youtube: Óssos de Pássaro – Thais Pessanha.

Livro Sobre Rodas – O sonho de ver uma pessoa com deficiência física como protagonista de uma bela história fez com que a macaense Thais Pessanha, 39 anos, vencesse mais um desafio em sua vida. Formada em administração e trabalhando com transformação digital, ela também é escritora e acaba de lançar o romance de ficção Sobre Rodas – Um espírito em movimento.

Thais nasceu com osteogênese imperfeita congênita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro, uma situação bastante rara em que os ossos são frágeis e podem quebrar muitas vezes. No auge da pandemia, em julho de 2021, encontrou inspiração e criou Olímpia, uma menina que também tem osteogênese imperfeita, mas que vive sob a filosofia dos valores olímpicos e paraolímpicos, como determinação, respeito e amizade. Seu maior sonho é ser condutora da bandeira olímpica e durante a história faz de tudo para conseguir.

Embora o livro não seja sobre a história de Thais, as semelhanças vão além da doença. Assim como a personagem Olímpia, a autora é praticante e apaixonada por esportes. É skatista e já fez canoagem. Foi uma das sete pessoas em todo o país que tiveram a honra de conduzir a tocha nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, em 2016. Também ama viajar e mesmo não podendo fazer voos muito longos, já se aventurou em Fernando de Noronha e Portugal.

Com https://www.bemparana.com.br/

Conteúdo editado e conferido por www.diariopcd.com.br.

Sua reprodução é permitida, desde que citada às fontes.

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *