Quando o assunto é o desenvolvimento de novas habilidades, ao que tudo indica, 2024 será o ano em que muitos brasileiros se dedicarão a uma meta em comum — aprender uma nova língua, seja por meio de aulas presenciais ou via internet.
Pelo menos é o que acaba de sugerir a nova pesquisa da Preply, que, recentemente, analisou o interesse nacional por outros idiomas nos mecanismos online e aponta: no último mês, as buscas por cursos do tipo registraram não apenas o salto de 50% em relação ao mesmo período em 2022, mas o maior volume em dois anos.
Embora o aumento aconteça com segundos idiomas no geral, como o espanhol e italiano, de acordo com a especialista, a prioridade da população tem sido praticar a língua inglesa.
Prova disso é o fato de que, se comparadas a janeiro do último ano, expressões como “curso de inglês”, “escola de inglês” e, ainda, “conversação inglês” renderam 22% mais pesquisas de Norte a Sul no começo de 2024, com destaque ainda mais considerável quando em comparação com 2022 — nesse caso, as buscas online mais recentes pelos termos em questão representam o crescimento de 50%.
Não só os idiomas estrangeiros, de toda maneira, têm despertado a curiosidade da população em 2024, como comprovam as pesquisas recentes por cursos de Libras na internet.
Isso porque, de 2022 para cá, o crescente interesse das pessoas em aprender a Língua Brasileira de Sinais vem se convertendo em certo boom à parte, onde termos como “curso de libras” e “aula de libras” saltam de forma significativa nos mecanismos digitais, chegando a registrar aumentos de mais de 100% — como aconteceu com a expressão “curso de libras gratuito” em janeiro, com buscas 123% mais altas que aquelas identificadas dois anos atrás.
“Independentemente da escolha do aluno, a dedicação a uma nova língua sempre trará consigo uma série de benefícios”, ressalta Sylvia. “Aprender um novo idioma não apenas permite que as pessoas trabalhem suas capacidades cognitivas e se comuniquem com indivíduos de diferentes origens, mas compreendam ainda mais profundamente a cultura e as tradições associadas a essa língua”.