Episódio 23 do SENSU CAST, podcast de jornalismo e comunicação corporativa em saúde, ciência e educação, recebeu a médica psiquiatra Mirian Revers e o relações públicas Vinícius Ribeiro, diretor de projetos do Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas. Episódio, disponível desde 30 de março, é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo
O episódio 23 do SENSU CAST, podcast de jornalismo e comunicação corporativa de saúde, ciência e educação apresentado por Moura Leite Netto, jornalista e diretor da SENSU Consultoria de Comunicação, recebe a médica psiquiatra Mirian Revers, docente da Escola Internacional de Desenvolvimento (EID) e o relações públicas Vinícius Ribeiro, diretor de projetos do Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas e idealizador do Neurodivergente, videocast sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Episódio, disponível desde 30 de março, é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo – 2 de abril.
O autismo – também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA) – constitui um grupo diversificado de condições relacionadas ao desenvolvimento do cérebro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada cem crianças têm autismo. As características podem ser detectadas na primeira infância, mas o autismo muitas vezes só é diagnosticado muito mais tarde. As habilidades e necessidades das pessoas autistas variam e podem evoluir com o tempo. Embora algumas pessoas com autismo possam viver de forma independente, outras têm deficiências graves e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.
Intervenções psicossociais, baseadas em evidências, podem melhorar a comunicação e as habilidades sociais, com um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas autistas e dos seus cuidadores. Os cuidados às pessoas com autismo precisam ser acompanhados de ações que promovam, de fato, acessibilidade, inclusão e apoio. Isso inclui uma melhor comunicação sobre o tema. O episódio completo, com duração de 51 minutos, aborda assuntos como diagnóstico, tratamento e qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores, assim como fala sobre estigmas, avanços da ciência e qualidade da cobertura sobre autismo feita pela mídia brasileira.
Mirian Revers afirmou que entre os gargalos está a falta de profissionais capacitados para dar o diagnóstico. “Profissionais que saibam olhar para a criança e identificar quando há, de fato, uma questão de neurodesenvolvimento. Quando se fala que cada criança tem seu tempo, então – vamos esperar mais um pouquinho, que daqui a pouco ela se desenvolve – a gente perde uma janela importante de intervenção”, afirma a médica psiquiatra.
Segundo a especialista, os avanços tecnológicos prometem auxiliar no diagnóstico. “Algum tipo de exame objetivo, seja ele o rastreamento ocular, a ressonância magnética ou o uso de inteligência artificial para combinar esses dados, vai nos ajudar com um dado mais objetivo para o diagnóstico. Vai ser uma realidade em alguns anos. Mas, enquanto isso, a gente ainda tem um diagnóstico essencialmente clínico. Não há um exame diagnóstico de autismo. Todos esses que eu falei estão em pesquisa. E o diagnóstico clínico depende, claro, do conhecimento do profissional”, acrescenta.
Sobre o papel da mídia em contribuir para a conscientização sobre autismo, Vinícius Ribeiro ressalta que falta uma cobertura mais ampla, com conteúdo que chegue às grandes massas. “Houve, por exemplo, uma matéria no Fantástico com a moça que ganhou no Luciano Huck e que tem um filho autista, então acaba que a cobertura ainda é muito pontual. Falta ainda um grande projeto jornalístico que faça uma série que fale sobre autismo”, afirma.
Referências do episódio
Organização Mundial da Saúde – https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwqpSwBhClARIsADlZ_TkOff4VUWfMv59taL4d7e1iFq1cPzAMNy-rA08oDmi3svHqdR-U1dQaArN7EALw_wcB
Oliveira JS, Franco FO, Revers MC, Silva AF, Portolese J, Brentani H, Machado-Lima A, Nunes FLS. Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking. Sci Rep. 2021 May 12;11(1):10131. Disponível em https://www.nature.com/articles/s41598-021-89023-8
FICHA TÉCNICA
Produção: SENSU Consultoria de Comunicação e Banca de Conteúdo
Roteiro e apresentação: Moura Leite Netto
Edição: J.Benê
Direção: Luciana Oncken
Onde ouvir:
Spotify – https://open.spotify.com/episode/5J4ptC3rrepFYNlMwqKe1R
Amazon Music – https://encurtador.com.br/kvACV
Apple Podcasts – https://podcasters.spotify.com/pod/show/sensucomunica/episodes/23—Comunicao-sobre-autismo-e2hmv3k/a-ab47ks5