Especialista em educação apresenta números no Dia do Índio com matrículas de alunos com deficiência no ensino superior, que se auto declararam indígenas
Pelas redes sociais nesta sexta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, a Profª Drª Sueli Yngaunis que atualmente dedica-se ao estudo e produção de conteúdos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência, e atua como terapeuta e mentora escreve que “Hoje comemoramos o Dia do Índio, e trago o número de matrículas de alunos com deficiência no ensino superior, que se auto declararam indígenas, segundo a Sinopse Estatística da Educação Superior de 2022, divulgada pelo INEP. Segundo o Censo de Educação Superior, em 2022, eram 10.315 de alunos indígenas com deficiência matriculados no ensino superior, sendo a região Norte a que tem o maior número, representando 38% das matrículas. A participação de mulheres (5.300) e homens (5015) indígenas está equilibrada”.
A especialista ainda aponta que “segundo levantamento feito pela SEMESP, entidade que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior no Brasil, no período de 2011 a 2021, houve um aumento de 374% no total de matrículas de alunos que se declararam indígenas, em relação ao decênio anterior. Não encontrei distinção entre os números de matrículas de alunos com ou sem deficiência”.
A publicação original foi feita em https://www.linkedin.com/posts/sueli-yngaunis-8b3b451b_diadoaedndio-deficiaeancia-ensinosuperior-activity-7187096493172928512-S1Gl?utm_source=share&utm_medium=member_android