Orgulho PCD em Brasília

Programação extensa movimenta a cidade pelo Orgulho das Pessoas com Deficiência no DF

No domingo, 26 de maio, Brasília será palco da primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PCD). O evento histórico acontece na Torre de TV, a partir do meio-dia, e é organizado pela instituição Parada do Orgulho PCD BR em parceria com organizações e movimentos sociais locais.

ARTISTAS DA CIDADE

A programação contará com apresentações de diversos artistas locais. Entre eles, está Fillipe Costta, artista do rap e uma pessoa com deficiência. “É um espaço para afirmar nossa presença e capacidade. O rap, que tem suas raízes na militância e no protesto, é um veículo perfeito para essa mensagem. Ser militante do movimento hip-hop e dos direitos das pessoas com deficiência me motiva a participar ativamente deste evento no Distrito Federal, a capital do poder político no Brasil. Queremos que todos vejam que nada sobre nós sem nós. Somos capazes e uma potência em diversos campos, como arte, cultura, tecnologia, jornalismo e administração”, reafirma Filllipe.

Outro nome de destaque é a banda Artrodeze, liderada pela vocalista Jai Abrantes, que é uma mulher, PcD e atleta paraskatista. “Costumo rodar o Brasil como atleta falando sobre o paraskate, mas como artista vai ser a primeira vez que represento as PCDs, e é muito gratificante chegar nesse lugar onde represento uma parcela da população que sofre com capacitismo e preconceito diariamente, mostrando que não viemos pra brincadeira! Estou muito ansiosa pra subir no palco e me encontrar com o público,” explica Jai Abrantes.

Já Mihh Black, compositora e poeta, explica que a participação na Parada do Orgulho PCD também carrega um significado profundo para sua carreira e para a cena cultural da cidade. “É um espaço para exercer parte do meu eu, o artístico, que muitas vezes não tem espaço socialmente como pessoa com deficiência nos lugares típicos da arte. É preciso ressaltar para a cena da cidade que há artistas locais brilhantes que também são PcDs, e que é possível que essas pessoas estejam produzindo e colocando suas artes para a cidade. Acessibilidade não é só para quem quer consumir cultura, mas também para quem faz parte da construção da cena”, explica a cantora.

HOMENAGEM AO ORGULHO PCD

Além das apresentações artísticas, a programação inclui uma Sessão Solene em homenagem ao Orgulho das Pessoas com Deficiência no dia 28 (terça) na Câmara Legislativa. A atividade é promovida pelo deputado distrital Fábio Felix. Na ocasião serão homenageadas ativistas e pessoas com deficiência. Além de crianças com doenças raras. Atualmente o Distrito Federal enfrenta inúmeras barreiras, pois não garante inclusão nas políticas públicas para pessoas com deficiência.

SERVIÇO

O quê: 1ª Parada PCD de Brasília

Local: Torre de TV

Data: 26 de maio

Horário: Concentração a partir das 12h

Realização: Parada do Orgulho PCD Brasil

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore