Instalação depende de Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados. Regimentalmente são necessárias 171 assinaturas.
Até o final da tarde desta quinta-feira, 23, de acordo com levantamento feito pelo Jornalismo do Diário PcD, o Presidente da Câmara dos Deputados já poderia anunciar a instalação da CPI para apurar os cancelamentos de planos de saúde em todo o Brasil.
O Deputado Federal Aureo Ribeiro/RJ confirmou que já obteve 220 assinaturas para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito. Regimentalmente eram necessários 171 apoios. O apoio de demais parlamentares foi mais intenso após a realização de uma Audiência Pública que debateu o cancelamento unilateral de planos de saúde. A decisão da instalação da Comissão é de Artur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.
O parlamentar afirmou que esteve nesta quinta-feira, 23, com a Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima e apresentou as dificuldades enfrentadas pelas famílias que vivem o pesadelo do cancelamento dos planos médicos.
A ALERJ – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro também instalou uma Comissão que passará a investigar os cancelamentos. A ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo também deve criar uma CPI.
Os cancelamentos dos planos de saúde têm acontecido por todo o Brasil e atinge – principalmente crianças autistas.
A ANS – Agência Nacional de Saúde afirmou que ao menos 2.300 clientes tiveram os planos cancelados.