Instituto MetaSocial, com apoio da Secretaria das Pessoas com Deficiência do Município de São Paulo, realizou evento “Sou+Autonomia IMS/SMPED- Uma Virada de Chave”
Com o objetivo de estimular a independência e a autonomia de pessoas com Síndrome de Down, facilitando assim sua inclusão, o Instituto MetaSocial promoveu no final de maio o evento “Sou + Autonomia IMS/SMPED – Uma virada de chave”, com o apoio da Secretaria das Pessoas com Deficiência do Município de São Paulo.
O evento contou com a presença das lideranças do curso “Sou + Autonomia”, além de alunos e seus familiares. “Aproveitamos esse encontro para coletar depoimentos importantes e gravar vídeos que serão exibidos em nossas redes sociais. Além disso, ratificamos nosso compromisso com a inclusão”, comenta o presidente do Instituto MetaSocial, Fernando Heiderich.
A gravação do vídeo e o evento em si são essenciais para que mais pessoas tenham conhecimento sobre essa importante ação, é o que afirma Heiderich. “Podemos ajudar mais pessoas com Síndrome de Down a conquistarem autonomia. Esse é um passo essencial para que elas possam aproveitar a vida de forma plena. E o curso é também muito importante para que as famílias entendam que podem conceder essa independência”, explica.
O curso “Sou + Autonomia”
O curso “Sou + Autonomia” desenvolve as habilidades socioemocionais das pessoas com Síndrome de Down e visa a sua plena inclusão tanto no aspecto laboral quanto no social. “A intenção é promover um novo olhar enquanto plano de vida para cada indivíduo e também para seus responsáveis, com foco no ganho de independência e autonomia”, explica Heiderich.
Com total de 20 aulas, o curso aborda temas como: o que significa ser adulto; identidade pessoal, como eu me percebo; saúde do corpo, exercícios; a importância da organização; autoestima (pessoal e profissional); meu plano de vida; entre muitos outros.
No mês de agosto, os alunos da atual turma (ingressaram em março) terão sua formatura e poderão comemorar a conclusão do curso. “Constantemente ouvimos relatos de uma verdadeira mudança de chave não somente dos alunos, mas também dos responsáveis, no que diz respeito à busca de uma vida feliz nos seus mais diversos aspectos”, explica a Diretora de Comunicação e fundadora do Instituto MetaSocial, Patricia Piancastelli Heiderich.
O instituto também oferece a metodologia do EA (Emprego Apoiado) após a formatura para auxiliar o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.
Inscrições podem ser feitas por meio do site Link. Não há custos para participar.
MetaSocial
Organização da Sociedade Civil (OSC) criada há mais de 25 anos e com sede em São Paulo (SP), o Instituto MetaSocial promove atividades de relevância pública e social, desenvolvimento humano, diversidade, diminuição dos níveis de exclusão e desigualdade social.
Individualmente ou em parceria com outras entidades, executa projetos com vistas à criação de condições e oportunidades para que crianças, jovens e adultos possam ampliar plenamente seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, por meio de programas e ações nas áreas de cultura, entretenimento, saúde, trabalho, construção do conhecimento, qualidade de vida, cidadania, esportes, artes, preservação do meio ambiente, sustentabilidade e inclusão.