O amor também tem cheiro! E pode ser estimulado pela memória olfativa

Capacidade de reconhecer e se identificar com parceiro(a) através de fragrâncias pode ajudar a fortalecer os laços emocionais e a intimidade dos casais, destaca especialista

O amor é uma emoção complexa e multifacetada que pode ser expressa de diversas formas, inclusive por meio do olfato – sabia disso? A propósito, há estudos que relatam que a memória olfativa é bem mais poderosa e evocativa do que as memórias associadas aos outros sentidos, como visão, tato e audição. Ou seja, é um estímulo sensorial mais marcante e perene!

Não é à toa que as flores e os perfumes estão sempre no topo da lista dos presentes mais vendidos para o Dia dos Namorados (12/6). Bem mais do que uma tradição da data, esses itens têm o poder de reforçar a conexão emocional entre casais e cultivar lembranças especiais por muitos e muitos anos, conforme destaca o Dr. Alexandre Yakushijin Kumagai, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

“Isso é justificado devido à memória olfativa estar intimamente ligada ao sistema límbico e ao hipocampo, que são as áreas do cérebro responsáveis pela emoção e pela memória. Normalmente, os aromas mais intensos tendem a deixar uma impressão mais duradoura, pois têm uma maior chance de evocar memórias do que outros”, explica.

Justamente por isso, segundo o médico, que a memória olfativa pode, sim, contribuir positivamente para o sucesso de um relacionamento amoroso e para o entrosamento entre os casais.

“Os aromas podem estar associados ao parceiro, desencadeando memórias de momentos felizes juntos, criando uma sensação de intimidade e conexão emocional. Essa capacidade de reconhecer e se identificar com o cheiro do parceiro, em tese, ajuda a fortalecer os laços emocionais e a intimidade no relacionamento”, observa o Dr. Alexandre.

Essa mesma estratégia, de acordo com o especialista, vale para os ambientes que são compartilhados pelos casais. “Velas aromáticas e aromatizadores de ambientes também podem aumentar a sensação de conforto e prazer para ambos os parceiros e, assim, contribuir e estimular para o sucesso de um relacionamento amoroso.”

Outra dica a quem busca cultivar esse sentimento tão especial é escolher um “cheirinho oficial”, digamos assim. Isto é, tentar manter uma fragrância para torná-la mais marcante a ambos.
      
“A exposição repetida a um aroma pode fortalecer as associações entre esse cheiro e as experiências vividas. Portanto, vale, sim, o casal escolher um aroma de consenso para reforçar os laços amorosos”, finaliza o especialista.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore