Organizado pelo Inatel, campeonato visa reunir ideias de estudantes para enfrentar desafios relacionados a deficiências visual, auditiva e motora
O Biochallenge Brasil 2024, organizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), reunirá estudantes de tecnologia e saúde em uma competição nacional para desenvolver soluções inovadoras em Tecnologias Assistivas.
Durante o desafio, cada equipe desenvolverá um protótipo funcional para abordar questões relacionadas a deficiências visual, auditiva e motora. Os modelos serão testados através de desafios e apresentados por meio de pitches, com suporte técnico dos mentores.
A competição será dividida em três fases: a @Trilha online, as Regionais Presenciais e a Final Nacional, marcada para o dia 3 de setembro durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Na @Trilha, os participantes receberão mentorias online para a ideação e especificação de seus protótipos. Nas Regionais, equipes de diferentes regiões do Brasil participarão de oficinas de montagem e competições locais, culminando na escolha dos campeões regionais. Estes campeões disputarão a Final Nacional, em que a melhor solução de cada categoria será premiada.
Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G. Para mais informações, visite o site.