Luto – Faleceu Flávia Diniz

Entidades divulgam mensagens de pêsames pelo falecimento de Flávia Diniz, uma das lideranças mais importantes do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI Brasil).

Desde o início da manhã desta terça-feira, 25, diversas entidades e a sociedade civil brasileira e mundial estão divulgando e manifestando os pêsames pelo falecimento de Flávia Diniz.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) “lamentam profundamente a partida precoce de Flávia Diniz, uma das lideranças mais importantes do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI Brasil). Integrante honorária do movimento, Flávia Diniz mantinha diálogo permanente com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e se tornou uma figura central da luta anticapacitista e antirracista do país. Além de ser ativista e defensora dos direitos humanos, Flávia Diniz era produtora cultural, palestrante e conselheira da Unesco-SOST Transcriativa, movimento de transformação coletiva. Mulher, mãe solo, negra, LGBTQIA+, pessoa com deficiência, Flávia Diniz tinha muitas intersecções em um só corpo e deixa um legado de ensinamentos e de defesa da democracia e da inclusão. Neste momento de dor, portanto, o MDHC e o Conade prestam solidariedade aos familiares, amigos, ativistas e a todas as pessoas que foram impactadas pela atuação grandiosa de Flávia Diniz”.

“Com muita tristeza e amor o Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam lamenta a partida precoce de sua membra honorária Flávia Diniz”, escreveu o VNDI Brasil, nas redes sociais, ao anunciar o seu falecimento. “Flávia, uma mulher forte, batalhadora e principalmente uma grande defensora dos Direitos Humanos e da Luta das Pessoas Pretas com Deficiência, partiu para virar ancestral (23/06/24)”, completa.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento da ativista dos direitos humanos, Flavia Diniz, aos 44 anos. Flavia, mulher preta e com deficiência, idealizou o Quilombo-PcD, o ‘Resenha das Pretas’

Confira a nota oficial do Quilombo PcD, divulgado nas redes sociais sobre o falecimento de Flávia Diniz:

É com profunda tristeza que o Quilombo PcD comunica o falecimento no domingo 23/06/2024 da Flávia Diniz, uma das vozes mais fortes e batalhadoras na luta pelos direitos das pessoas negras com deficiência.

Flávia foi uma das fundadoras do Quilombo PcD e durante o tempo que esteve conosco compartilhou a sua alegria contagiante e energia pulsante na luta pelo nosso coletivo.

Flávia, era conhecida como uma mulher de força extraordinária, foi uma incansável defensora dos Direitos Humanos e dedicou sua vida a combater as desigualdades e injustiças enfrentadas por nossa comunidade. Sua coragem e determinação inspiraram muitos de nós, e era de uma generosidade grandiosa para com o próximo.

Sua presença era lembrete constante de que, apesar dos atravessamentos, a luta valia a pena. Flávia não apenas batalhou pelos direitos das pessoas com deficiência, pessoas negras e pessoas negras com deficiência, mas também nos ensinou a importância de nos unirmos e de nos apoiarmos mutuamente.

Seu legado de luta, amizades e ensinamentos permanecerá sempre vivo em todos que por ela foram impactados e permanecem transformando realidades. A memória de Flávia será celebrada e reverenciada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, conviver e amá-la.

Que Flávia encontre o descanso merecido e continue sorrindo e guiando a todos nós de onde quer que esteja. Ela sempre será lembrada com carinho e gratidão por sua imensa contribuição à nossa causa com carisma, muito samba e muita garra em suas ações.

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore