Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência: conheça os eixos temáticos

Governo e sociedade vão propor ações de combate ao capacitismo durante a 5ª Conferência, retomada após oito anos

5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada em Brasília (DF), Centro Internacional de Convenções do Brasil, entre os dias 14 e 17 de julho de 2024, com o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), o objetivo da Conferência é realizar um diagnóstico das demandas dos estados e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos dessa população em todo território nacional.

Com objetivo de ser o ponto de partida para os debates durante a Conferência, as discussões serão estruturadas em torno de cinco eixos temáticos e seus subeixos. Confira cada eixo abaixo:

Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência

Este eixo visa elaborar propostas para melhorar a participação social das pessoas com deficiência nas políticas públicas, considerando a realidade do país e diversos marcadores sociais, como raça, etnia, gênero, geração, território e orientação sexual. Os subeixos incluem:

– Conjuntura do controle social no Brasil;

– Participação social e interação interseccional da pessoa com deficiência; e

– Monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Eixo 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada

O segundo eixo discute o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e a necessidade de uma avaliação biopsicossocial unificada. O objetivo é elaborar propostas focadas nos direitos humanos, transversalidade e cuidado, garantindo equidade e inclusão. Os subtemas são:

– Estratégias das políticas públicas para promover o acesso das pessoas com deficiência ao longo do ciclo de vida;

– Desafios da articulação interfederativa para a implantação da avaliação biopsicossocial de deficiência; e

– Estratégias para o avanço, transversalidade e perspectiva das políticas públicas no processo de inclusão.

Eixo 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência

Este eixo reflete sobre o cenário atual do financiamento das políticas públicas e apresenta propostas para a criação de um fundo nacional dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, discute possíveis caminhos para aporte de recursos e mecanismos de controle social do financiamento. Os subtemas incluem:

– Estabelecimento de um referencial legal de financiamento público para criação do Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência;

– Caminhos para o financiamento de políticas públicas para pessoas com deficiência;

– Fortalecimento do controle social sobre financiamento das políticas públicas.

Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade

O objetivo deste eixo é propor medidas para garantir a implementação plena da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, assegurando o acesso a direitos em equidade de oportunidades e eliminando barreiras que dificultam a participação social. Os subeixos são:

– Capacidade civil e tomada de decisão apoiada;

– Sistemas de apoio (direito de acesso à escola, trabalho, saúde, habilitação, reabilitação) e sistemas de proteção social; e

– Estratégias para promover o protagonismo político das pessoas com deficiência.

Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal

Este eixo tem como objetivo elaborar propostas que fortaleçam o desenvolvimento de tecnologias assistivas de informação e comunicação nas mídias sociais, valorizando o protagonismo das pessoas com deficiência e promovendo a inclusão e combate ao capacitismo. Os subtemas incluem:

– Acesso à informação instrumental e tecnológica;

– Tecnologias assistivas na informação e comunicação; e

– Campanhas educativas de combate ao capacitismo e sobre direitos das pessoas com deficiência.

Página oficial 

Essas e outras informações podem ser acessadas na página oficial da Conferência. No portal, é possível ainda obter acesso à programação completa, documentos orientadores, notícias e mais informações. Acesse aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

Compartilhe esta notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso de Direitos Autorais

Todos os direitos sobre os conteúdos publicados em todas as mídias sociais do Diário PcD, incluindo textos, imagens, gráficos, e qualquer outro material, estão reservados e são protegidos pelas leis de direitos autorais.
Todos os Direitos Reservados.
Nenhuma parte das publicações em todas as mídias sociais do Diário PcD devem ser reproduzidas, distribuídas, ou transmitidas de qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação, ou outros métodos eletrônicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do titular dos direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.
Para solicitações de permissão para usos diversos do material aqui apresentado, entre em contato por meio do e-mail jornalismopcd@gmail.com ou telefone 11.99699 9955.
A infração dos direitos autorais é uma violação de Lei Federal 9.610, passível de sanções civis e criminais.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore