fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Página “Quero ser um atleta” é disponibilizada pelo CPB para pessoas com deficiência de todo o país 

Página “Quero ser um atleta” é disponibilizada pelo CPB para pessoas com deficiência de todo o país 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem uma iniciativa inovadora em seu site institucional destinada a pessoas com deficiência em todo o Brasil: a página “Quero ser um atleta”. Esta página online é um recurso para indivíduos que desejam se envolver no esporte paralímpico desde a base até ao alto rendimento.

Por meio desta página, aspirantes a atletas e esportistas profissionais podem explorar uma lista abrangente dos clubes filiados ao CPB, além dos Centros de Referência em todos os estados do país, facilitando as oportunidades de ingressar no esporte adaptado e de desenvolvimento esportivo em suas regiões.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, elaborado em 2017 e revisado em 2021. O objetivo do projeto é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

Para ter acesso à relação de instituições com cadastro ativo no CPB, basta acessar o menu, escolher os filtros por estado e cidade, e aparecerão os clubes e/ou Centros de Referência que mais próximos da sua casa. É possível ainda fazer uma busca por modalidade, quando o usuário opta por procurar pelos esportes oferecidos em cada estado ou cidade.

Essa iniciativa não apenas promove a inclusão e a participação no esporte para pessoas com deficiência, mas também fortalece a rede de apoio necessária para o crescimento e sucesso dos futuros atletas paralímpicos nas cinco regiões do Brasil.

Para iniciar no esporte paralímpico, é necessário se informar, primeiramente, nas Secretarias de Esporte, de Educação, de Assistência Social e da Pessoa com Deficiência (se existir) da sua cidade, sobre quais clubes ou associações oferecem modalidades adaptadas. São os profissionais destes locais que podem fazer a iniciação e a indicação do esporte mais adequado de acordo com a deficiência.

No Brasil, existem atualmente mais de mil associações que trabalham o desporto para pessoas com deficiência em todas as regiões do país

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro 

IMAGEM/CRÉDITO: Foto: Marcello Zambrana 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *