Manifestação ocorre na terça-feira, 16, em frente ao prédio do STF – Supremo Tribunal Federal, na capital federal.
Diversos representantes das pessoas com deficiência e de luta pelos Direitos Humanos – que integram a campanha #SoniaLivre, estão organizando um ato para a próxima terça-feira, 16, à partir das 15h, em Brasília, na Praça dos Três Poderes, mais especificamente em frente ao prédio do STF – Supremo Tribunal Federal.
O caso Sônia Maria de Jesus ganhou repercussão mundial e já recebeu centenas de apoios e solidariedade. Sônia é uma mulher negra, surda, monocular e foi resgatada da casa de um Desembargador de Justiça, depois de viver por mais de quatro décadas em possível situação análoga à escravidão.
Analfabeta – também em libras, ela não teve convívio com a sociedade e foi retirada da família biológica aos 8 anos, quando ainda morava em Osasco/SP. Depois disso foi para Santa Catarina, sem nenhuma autorização dos pais.
De acordo com a investigação de vários órgãos federais, ela nunca teve acesso à saúde e educação, só obtendo os documentos como RG, CPF e titulo de eleitor depois dos 45 anos de idade.
A liberdade e opção de escolha de Sônia Maria de Jesus vem sendo debatida na alta corte do judiciário brasileiro e, de acordo com integrantes da campanha global, decisões foram tomadas de forma equivocada, prejudicando a forma de decisão de Sônia.
A família que manteve a brasileira por décadas na situação análoga à escravidão, busca agora a adoção no judiciário, enquanto a família biológica e manifestantes apresentam provas de que a decisão deve ser da própria Sônia.
Diante do trâmite do processo no STF, manifestantes decidirão ocupar a frente do órgão, para que os Ministros possam tomar conhecimento da movimentação da sociedade pela verdadeira liberdade de Sônia Maria de Jesus.
#PraTodosVerem: O Card é predominantemente preto com detalhes em verde e branco. No canto superior esquerdo, há um círculo verde com o texto “Sônia Livre” em branco, acompanhado de uma pomba branca. No centro, há uma imagem da estátua da Justiça, que é uma figura feminina com os olhos vendados. À direita da estátua, em letras grandes e brancas, está escrito “ATO PELA LIBERDADE DE SÔNIA! BRASÍLIA – DF”. Mais abaixo, em letras brancas menores, está a data e o local do evento: “16/07 A PARTIR DAS 15H EM FRENTE AO STF PRAÇA DOS TRÊS PODERES – BRASÍLIA”. Na parte inferior do cartaz, há um texto em branco que diz: “SE VOCÊ NÃO PUDER COMPARECER, COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS #SONIALIVRE MARCANDO O STF E O STJ”.
Repercussão mundial
Na última terça-feira, 9, o Diário PcD transmitiu pelo YouTube, mais uma forte manifestação da sociedade brasileira e mundial pela liberdade e por #SôniaLivre