Sorveteria comandada somente por funcionários surdos ganha nova filial
“Não falamos, mas nos entendemos”. Esta simples frase na entrada da Sorveteria Il Sordo captura a essência do estabelecimento, que abriu suas portas em maio, no bairro de Pinheiros, São Paulo. Todos os funcionários, desde os responsáveis pela produção dos gelatos até aqueles que recebem os clientes, são surdos.
Para facilitar a comunicação, vídeos exibidos em uma televisão e cartazes ensinam os clientes a fazerem seus pedidos utilizando Libras. Os gestos para indicar o tamanho do sorvete e a forma de pagamento são explicados, e há a opção de apontar para as opções desejadas. Além disso, um tablet está disponível para escrever e auxiliar na interação.
André Vasco, um dos sócios, descreve essa abordagem como “acessibilidade reversa”, onde são os clientes que se adaptam ao ambiente, proporcionando uma imersão em um universo que muitos talvez nunca tenham experimentado antes ao tentar se comunicar em Libras.
Vasco, conhecido por seu trabalho como apresentador e ex-VJ da MTV, descobriu perda auditiva em 2015. Durante uma viagem a Aracaju (SE), ele conheceu a sorveteria fundada por Breno Oliveira, surdo desde o nascimento. Impressionado com o conceito, decidiu trazer a il Sordo para São Paulo, junto com seu sócio Felipe Paladino. O negócio, que já existe há oito anos com uma filial em Salvador (BA), agora ganha sua quinta unidade em Pinheiros.
Para garantir que a nova unidade em São Paulo mantenha os padrões de excelência, os funcionários contratados, muitos deles em seu primeiro emprego, passaram por treinamentos abrangentes que incluíram desde a produção das massas até o serviço ao cliente.
Os sorvetes são preparados em uma cozinha envidraçada e oferecidos em uma variedade de sabores, desde opções à base de água com frutas como amora e graviola, até opções com leite, como fior di latte e o especial de chocolate batizado com o nome da casa.
A sorveteria conta, até o momento, com cinco unidades sendo, três em Acaraju (SE), uma em Salvador (BA) e a mais recente em Pinheiros (SP).
Fonte: https://guia.folha.uol.com.br